Coral Africano do UNASP lança novo álbum com homenagens culturais
O álbum celebra a trajetória do coral, marcando uma fase de renovação e integração musical no campus.
Texto: Isabella Maciel | Edição: Theillyson Lima
O Coral Africano do UNASP campus Engenheiro Coelho apresentou o novo álbum, Siyahamba, em um evento na Igreja UNASP, no último sábado (12). A programação contou com a presença de amigos e comunidade para compartilhar as novas composições, que refletem a identidade e as raízes africanas por meio de uma seleção musical.
A noite de lançamento, conduzida por Venâncio Sapalo, foi marcada pela celebração da diversidade musical africana. Segundo o regente e compositor Domingos Madeira, carinhosamente conhecido como Madeira, a trajetória do coral passou por uma série de mudanças, incluindo transições de maestros e o aumento da participação de novos membros. “A partir do primeiro lançamento, nós entramos em um perfil de mudanças e transições de maestros, e também de mais gente participando no coral”, afirmou Madeira.
A canção “Siyahamba”, que significa “caminhando” em Zulu, é uma das faixas mais emblemáticas do álbum. Madeira destaca que a música representa três sentimentos essenciais: a caminhada para a eternidade, o descanso no Senhor e a alegria com o Mestre. “Essas são as três frases que eu acho que marcariam quem for ouvir todas essas músicas”, acrescentou Madeira.
Lembrança de casa
O corista Orlando Braima, que se juntou ao coral em 2023, compartilhou sua experiência e o quanto a participação no grupo enriqueceu sua vida espiritual e social. “Participar de uma atividade que lhe proporciona vários saberes, inclusive saberes da palavra de Deus, isso é muito importante. Estou ganhando muita experiência”, disse Orlando. Ele, que atua como líder de naipe, relatou também o forte laço de amizade que o Coral Africano proporciona, o que o faz sentir-se em casa e relembrar de sua terra natal, Guiné-Bissau.
Hulda Paiva que acompanhou a programação, descreveu a apresentação como uma experiência intensa e espiritual. “Eu fiquei apaixonada pela apresentação do coral. Gosto da expressão corporal e vocal de cada coralista, que particularmente é um show à parte, e merece todo o reconhecimento. A apresentação nos traz um sentimento de pertencimento a uma terra que ainda não conhecemos, mas que almejamos conhecer através da volta de Cristo que é retratada em todas as músicas”, compartilha Hulda.
A programação contou com um batismo surpresa, da corista Priscila Cambiembie. “Meu momento favorito foi o batismo, pois ver a reação da tia Paula contemplando a filha sendo batizada de surpresa foi lindo”, revela Hulda.
O lançamento do álbum reflete a jornada do Coral Africano do UNASP campus Engenheiro Coelho, e reforça a conexão entre cultura e espiritualidade que o grupo busca transmitir. O álbum já está disponível nas plataformas digitais.