Acontece no UNASP

Coral de Sinos do UNASP celebra 10 anos com musical

A programação faz parte das comemorações de 40 anos do UNASP campus Engenheiro Coelho.

Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Ana Clara Silveira

O que cabe em 10 anos de história? Para o Coral de Sinos do UNASP cabem viagens, muitas formações, retiros e, por fim, muita música. Para celebrar essa história, o Coral apresentou um musical com as músicas mais marcantes ao longo desses 10 anos enquanto compartilhava um pouco de sua trajetória.

Tendo sido criado em agosto de 2012 pelo maestro Bruno Santos, o coral coleciona diversas histórias e momentos marcantes desde a sua primeira apresentação. “O começo foi meio difícil, porque o idealizador queria apresentar logo os sinos na igreja, mas eu não tinha feito testes ainda. Então, eu procurei quem já tinha feito parte em outros colégios. Unimos essas pessoas, tivemos apenas uma semana de ensaio e apresentamos na igreja”, relembra Bruno. 

Os sineiros atuais tocaram músicas de concertos anteriores. Foto: AICOM

O recital

A programação contou um pouco dessa história através de entrevistas com ex-sineiros e do repertório. Em todos os momentos, o Coral de Sinos compartilhou o sentimento de família que sempre esteve presente. Gabriel Meneses, aluno do 3° ano do Ensino Médio e ainda novato nos sinos, já carrega essa sensação também: “depois que eu entrei nos sinos, eu percebi como é divertido, e os relacionamentos que eu formei aqui são um ponto muito positivo”.

Os sineiros não economizaram esforços para realizar uma apresentação impecável. As decorações, as gravatas douradas e as músicas surpreendentes apresentadas foram ponto chave para o público se encantar. Fazer esse momento acontecer também exige muito tempo de ensaios e preparação, por isso o coral se preparou por meses na construção do repertório. 

Ex-alunos

Outra grande surpresa foi a participação dos ex-sineiros tocando a música Capriccio, uma das peças mais difíceis da noite. Os participantes demonstraram estar alegres por fazer parte de um momento tão grande. “Eu fiquei muito feliz em fazer parte do recital de 10 anos, porque eu me senti parte de uma iniciativa que começou bem antes e permanece grandiosa”, compartilha Rubens Monteiro, um dos sineiros que está há anos no coral. 

Uma grande família

Toda a habilidade para tocar não se perdeu entre aqueles que não fazem mais parte do grupo. Comprovando isso, os ex-sineiros se juntaram aos atuais para a última música, o que formou um coral de mais de 50 pessoas para uma emocionante apresentação para o público com a música “The First Noel”. 

“Para mim a sensação foi de estar no céu e reencontrar com aquelas pessoas que a gente sente saudade e poder tocar junto mais uma vez foi algo inexplicável, por isso vou lembrar desse momento para sempre”, conta o maestro Bruno emocionado. Ele aproveitou para deixar um convite: “se você estiver disponível e tiver esse sonho, procure a gente porque nós vamos realizar isso juntos”. 

Todas as gerações participaram do evento. Foto: AICOM

Veja mais