Acontece no UNASP

Coro do UNASP apresenta o musical “Revelation”

Musical inédito, composto pelo maestro Samuel Krähenbühl, será apresentado neste fim de semana.

Texto: Lucas Pazzaglini | Edição: Theillyson Lima

O Coro do Curso de Licenciatura em Música do UNASP, apresenta neste fim de semana o musical “Revelation”. Sendo dirigida pelo maestro Samuel Krähenbühl, a apresentação ainda contará com a participação da Camerata UNASP, o grupo Septimus Ensemble, e os cantores Jetro Meira, Rose de Souza e Ellen Santana.

Musical Revelation será apresentado no UNASP.

No sábado, dia 19 de novembro, o musical acontecerá no Hall da Igreja UNASP, às 20h. Já no domingo, dia 20, a apresentação será na Catedral Metropolitana de Campinas, às 17h. Toda a comunidade, alunos, funcionários e amigos são bem-vindos. Não será necessário ingresso, porém, os assentos são limitados.

História do Musical

O musical “Revelation” é totalmente inédito, o que torna tudo mais especial. O maestro, Samuel Krähenbühl, conta que “a cantata surgiu do desejo de escrever uma obra, em uma linguagem moderna de música clássica, que abrangesse o livro de Apocalipse”.

A obra foi composta entre 2020 e 2021, durante a pandemia, dando mais sentido a toda a apresentação, já que a mensagem principal a ser passada é a de esperança. “Espero que seja algo bem impactante para nossa comunidade e que traga uma mensagem de esperança daquilo que está registrado na Bíblia”, revela o maestro.

A composição abrange trechos selecionados do Apocalipse, seguindo-o de maneira cronológica. Portanto, a obra terá diferentes climas e significados, assim como no livro. Samuel explica que será apresentado “desde um ambiente sublime e angelical até momentos mais tenebrosos como relâmpagos e terremotos representados musicalmente, culminando num final surpreendente e apoteótico com coro duplo, solistas e orquestra”.

Coro do Curso de Licenciatura

A participação dos alunos, por meio do Coro do Curso de Licenciatura em Música, conta também como um diferencial para o musical. A última apresentação do coro foi antes da pandemia e essa apresentação marca o retorno de suas apresentações marcadas por grandes espetáculos.

Com relação aos alunos, Samuel ainda acrescenta que “para os alunos, que estão engajados no processo de ensino e aprendizagem de música, é extremamente importante participar de uma música que foi criada para eles, nova em todos os sentidos”.

A apresentação inédita, que surgiu como parte dos requisitos do doutorado em música pela Unicamp, agora terá a oportunidade de encantar um público interessado em assistir uma estreia mundial de uma composição em uma linguagem atual.

Veja mais