UNASP sedia corrida em combate a violência doméstica
O evento esportivo que apoia a campanha Quebrando o Silêncio atraiu centenas de pessoas.
Texto: Glória Barreto
No último domingo (25), mais de 400 pessoas participaram da 3ª Corrida e Caminhada Quebrando o Silêncio, realizada nas alamedas e estradas do UNASP campus Hortolândia. Os inscritos podiam escolher entre o percurso de quatro quilômetros de caminhada ou sete quilômetros de corrida. O evento além de dar destaque a campanha contra a violência doméstica, ainda estimulou a prática de exercícios como forma de cuidar da saúde.
Esporte ou manifestação?
A Caminhada e Corrida em combate a violência doméstica é resultado da parceria entre o UNASP campus Hortolândia e o Ministério da Mulher da Igreja Adventista do bairro Jardim Santa Rita de Cassia. Segundo o organizador e coordenador do evento, Geraldo Santos, essa é a terceira edição da corrida, as duas primeiras aconteceram no parque socioambiental Chico Mendes, Hortolândia, SP.
A ideia de Santos foi escolher uma forma de manifestação pacífica, através do esporte, em apoio a Campanha Quebrando o Silêncio. “Nosso objetivo é a conscientização sobre a violência doméstica. O tema esse ano trata sobre a violência psicológica”.
Quem não tem o hábito de praticar atividades físicas regularmente pôde apoiar o projeto caminhando por um trajeto de quatro quilômetros. Porém, quem estava com o preparo físico em dia como a profissional de educação física, Layana de França Santos, pode percorrer o trajeto destinado a corrida, um percurso de sete quilômetros.
“Na classificação geral cheguei em décimo primeiro lugar e na classificação por categoria fiquei em primeiro”, comemorou Layana. Sobre o projeto de se manifestar contra a violência doméstica por meio dos esportes, ela acrescentou: “eu gostei muito do evento, uma ótima iniciativa para incentivar a prática de atividade física”.
20 anos de combate a Violência Doméstica
De acordo com o site oficial, o Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.
A campanha se desenvolve durante todo o ano, porém as principais ações ocorrem no quarto sábado do mês de agosto. São centenas de iniciativas como passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e outras manifestações na América do Sul. A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas.
“Há 20 anos, a campanha Quebrando o Silêncio ajuda no combate à violência e na construção de famílias emocionalmente mais saudáveis. Que nossa voz quebre o silêncio em favor dos oprimidos”, destacou a coordenadora do Quebrando o Silêncio na América do Sul, Jeanete Lima.
Assista os melhores momentos da 3ª Corrida e Caminhada Quebrando o Silêncio