Acontece no UNASP

Crianças do Colégio UNASP participam da Cantata de Páscoa

Em Hortolândia, o tema central deste ano foi “Meu Salvador Vive!”.

Texto: Ana Júlia Alem

O Colégio UNASP, unidade Hortolândia, conduziu seis sessões da Cantata de Páscoa na Igreja do campus, durante o fim de semana. No sábado, foram realizadas duas apresentações e, no domingo, quatro. O evento, que contou com a presença de pais, professores e membros da comunidade, teve a participação de cerca de 1.600 alunos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I.

O evento marcou o início das programações de Páscoa que serão realizadas ao longo desta semana. O tema central da edição foi “Meu Salvador Vive”, baseado na ressurreição de Cristo. A professora de musicalização e canto coral do UNASPinho e regente do Canto Livre, Talita Bianchini, explica que este é um musical americano adaptado para o Colégio UNASP. As versões foram produzidas por: Talita Bianchini, Maressa Manfre, Otávio Alamino e Felipe Arco.

A orientadora e coordenadora do maternal 1, 2 e 3 e pré 1, Grayce Nicola, frisa que a programação apresenta às famílias dos alunos e à comunidade, o verdadeiro sentido da Páscoa. “Ela demonstra o nosso amor por Jesus e claro, Seu amor por nós”, conclui.

A relevância para os alunos e familiares

Para o capelão do Ensino Fundamental Artur Marques, a importância das cantatas vai além do programa em si, pois relembra o sacrifício de Jesus e o que os alunos aprendem em sala de aula. “Os pais e responsáveis puderam, nestes dois dias, prestigiar a esperança por meio da voz desses pequenos”, conclui.

Além de ensinar às crianças sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, estes programas trazem muitos outros benefícios às crianças. Para os alunos, a musicalização infantil colabora com desenvolvimento de sensibilidade auditiva, criatividade, habilidades cognitivas, sociais e motoras. “Esses aspectos, quando combinados, contribuem significativamente para um desenvolvimento integral e saudável das crianças”, acrescenta Talita.

Ainda sobre as aulas de musicalização, Talita explica que o propósito das aulas de musicalização infantil é utilizar os elementos musicais para auxiliar no desenvolvimento dos alunos. “Nós trabalhamos a música através do corpo, do sentir, vivenciar e experimentar. Fazemos isso de forma lúdica para cativar a atenção e despertar o interesse, fazendo com que queiram aprender mais a cada dia”, ressalta.

As experiências marcantes

A aluna do quinto ano do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, Lorena Frank solou uma das músicas apresentadas nas sessões do evento. Ela relata que participar desta edição da Cantata de Páscoa simbolizou o fim de um ciclo muito especial, já que é seu último ano no Ensino Fundamental I. Para sua mãe, Thelma Frank, vê-la participando e se destacando lhe faz muito feliz. “Minhas filhas são a terceira geração da família que estuda neste campus. Sou extremamente grata a Deus por essa oportunidade”, confessa.

A diretora-geral do Colégio UNASP, unidade Hortolândia, Vilma Andrade, comenta que, para a instituição, é gratificante ver a casa cheia em eventos como esse. “A semana que se inicia é de comemoração, mas também de muita reflexão do verdadeiro significado da Páscoa”, pontua. Para finalizar, relembra que reunir cerca de 1.600 alunos para cantar que o Salvador vive é uma forma de divulgar o verdadeiro propósito da Educação Adventista.

Veja mais