Crianças do Colégio UNASP unidade de São Paulo participam da Cantata de Páscoa
A programação envolveu os alunos do quinto ano, que cantaram e encenaram sobre o real sentido da data.
Texto: Helena Cardoso | Edição: Ana Clara Silveira
Para comemorar a Páscoa, as crianças do quinto ano do Colégio UNASP em São Paulo realizaram uma cantata no último domingo (16). A programação teve músicas e encenações, que contaram a história desde a libertação do Egito até a entrada do pecado no mundo e a salvação, restauração e o perdão que Jesus trouxe à humanidade.
Deise Santos é coordenadora pedagógica do ensino fundamental I na unidade e assistiu tanto a cantata quanto a preparação para esse momento. Ela conta que as expectativas para a cantata eram altas, já que as crianças estavam empolgadas por ela ser apresentada somente pelos alunos do quinto ano. Rejane Dias, maestrina do Coral Pequenos Cantores da Colina, que abrange estudantes do primeiro até o último ano do Ensino Fundamental I, explica que o evento foi feito por esses alunos pois “este é o último ano deles no coral, então o colégio buscou fazer um momento bem especial para que os pequenos participassem”.
Desenvolvimento cognitivo e emocional
Para a coordenadora Deise, a participação dos pequenos nesses momentos “é muito importante, pois é ali que a criança pode mostrar outras habilidades”. Ela ainda acrescenta que “música sempre foi uma ferramenta riquíssima para o aprimoramento cognitivo e o desenvolvimento socioafetivo, além de auxiliar no desenvolvimento da linguagem e criatividade”. Para completar, a regente do coral, Rejane, explica que “quanto antes uma criança tiver contato com a música, mais ela desenvolverá essas habilidades e potencialidades”. Entretanto, além dos benefícios para a parte cognitiva do desenvolvimento, a música ainda é capaz de despertar sensações e emoções nos pequenos.
Telma Aparecida é responsável por Ana Karoline, uma das alunas que participou do evento, e compartilha sua alegria ao assistir à programação. “Foi tudo muito lindo, contagiante e de fácil compreensão para todos que estavam lá. É muito bom ver as crianças cantando e expressando um sentimento”, comemora. Ela conta ainda que Ana teve uma participação especial na cantata, o que serviu para fazê-la se sentir importante. “É simples, mas vimos muita mudança nela desde que a professora a chamou”, relata.
Benefícios para todos
Segundo a maestrina do coral infantil, “o apoio da escola e das famílias é fundamental para que uma programação como essa aconteça”. Mas além da necessidade de apoio, os pais também saem beneficiados, já que “a participação dos alunos é a consolidação de todo um trabalho semanal que é realizado, mas que as famílias só têm a oportunidade de apreciar nessas ocasiões”, comenta. Para finalizar, Rejane compartilha seu desejo sobre o impacto do evento: “esperamos que as falas e as músicas apresentadas alcancem os corações de todos aqueles que ali estiverem, trazendo consolo, paz e esperança”.