Culto ao ar livre marca início das atividades no Unasp SP
Na cidade de São Paulo, o trânsito intenso e a correria para atender a todos os compromissos de um dia fazem parte da rotina da população. No entanto, na região do Capão Redondo, um dos mais populosos bairros da maior cidade do Brasil, os colaboradores do Unasp campus São Paulo iniciaram as atividades do ano […]
Texto: Redação
Na cidade de São Paulo, o trânsito intenso e a correria para atender a todos os compromissos de um dia fazem parte da rotina da população. No entanto, na região do Capão Redondo, um dos mais populosos bairros da maior cidade do Brasil, os colaboradores do Unasp campus São Paulo iniciaram as atividades do ano com um momento de paz.
Na manhã ensolarada do dia 16 de janeiro, um café da manhã em meio à natureza, no Campo de Piquenique, recepcionou os funcionários da instituição. Houve tempo para rever amigos que retornaram das férias e conversar com colegas de diferentes departamentos, antes de todos participarem juntos de um culto inédito dentro da mata do campus.
No local, acontece, semanalmente, o Culto da Mata, que reúne de 800 até mil pessoas a cada madrugada de domingo. O espaço consagrado para oração e comunhão com Deus foi escolhido para o Culto de Ação de Graças que acontece no início de cada ano.
Para Adonias Silva, funcionário do jardim, em encontros como esse não há divisão de pessoas. “Isso faz com que a gente vire uma família e não apenas colegas de trabalho. Reuniões como essas quebram os patamares de trabalho e as pessoas convivem umas com as outras. Eu me senti muito bem”, afirmou.
“Grandes coisas fez o Senhor por nós. Por isso estamos alegres”. O texto de Salmos 126:3 foi escolhido pelo pastor Antônio Braga, diretor da Pastoral Universitária do Unasp SP, para ressaltar a importância de ser grato pelas bênçãos de Deus e notá-las através de coisas aparentemente pequenas, porém grandes em significado.
A professora Thaís Michelli Stori, que leciona Matemática para os cursos de graduação, já participou de vários cultos de início de ano no campus, e considerou este um momento especial. “Dá uma vontade maior de servir, de estar no meio das pessoas que a gente gosta e dá um novo ânimo para começar. Me senti muito feliz e abençoada”, disse.
O diretor geral do Unasp SP, Helio Carnassale, lembra que o culto com todos faz parte da tradição da instituição e tem o objetivo de agradecer e buscar as bênçãos de Deus. “A ideia por trás da gratidão e da entrega em meio à natureza conseguiu penetrar mais profundamente no espírito das pessoas do que nos espaços convencionais. Isso dá o tom do que vai acontecer no ano. É um rumo de busca, entrega e gratidão contínuas. Um exercício que vai se repetir ao longo do ano”, considerou.
por Murilo Pereira