Acontece no UNASP

"Culto das nações" evidencia diversidade cultural do UNASP

O programa enfatizou a importância da inclusão e a valorização das diversas culturas no campus.

Texto: Cristina Levano | Edição: Theillyson Lima

Todos os anos o UNASP, campus Engenheiro Coelho, recebe estudantes de diferentes partes do mundo. Por isso, com o intuito de mostrar um pouco das diferentes culturas que fazem parte da instituição,  o “Culto das Nações” foi realizado na última sexta-feira(12).

Culto das Nações apresentou alunos de diversas partes do mundo.
Culto das Nações apresentou alunos de diversas partes do mundo.

O programa chamado “Fé para ir” foi dirigido principalmente por alunos estrangeiros, e se desenvolveu em diferentes idiomas, em especial o louvor, no qual todos os presentes cantaram em diferentes línguas como espanhol, inglês, francês e português. Além disso, o evento contou com a participação especial do grupo Acapella Bantu e do pastor Walid Reda.

Os preparativos para este evento aconteceram desde o semestre passado com a Diretoria de Desenvolvimento Espiritual do campus e Domingos Madeira, o representante da comunidade internacional. “Todo o trabalho se materializou hoje e foi feito com o objetivo de que as nacionalidades representadas aqui possam ser valorizadas, e assim nos reencontramos como um só povo”, afirma Madeira.

O pastor Wendel Lima, pró-reitor de Desenvolvimento Espiritual, ressalta a importância de dar espaço e visibilidade para essa diversidade do campus. “Para que as pessoas sintam que têm voz, elas precisam ter voz, e espaço para orarem e cantarem no próprio idioma”, explica.

A casa é sua

Alguns dos alunos estrangeiros vêm de países vizinhos como Bolívia, Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru entre outros. Josué Conde, aluno do segundo semestre de Rádio e TV, afirma que desde que chegou se sentiu acolhido e aceito. “Ao estar em um país estrangeiro este tipo de programas te faz sentir como se estivesse em casa, nos sentimos em família”, conta.

Já outros estudantes tiveram que viajar de mais longe para ser parte do UNASP, como Kunlathida, tailandesa, estudante de Tradutor e Intérprete. “É muito especial para os estrangeiros mostrar nossa cultura, hoje tive a oportunidade de falar em minha língua, me senti bem, achei super legal”, comemora.

Esta foi a primeira vez que Adalgiza Cambiembie, angolana e aluna de Farmácia participa de culto das nações. “Foi muito bom, gostei bastante de conhecer outras culturas. Eu acho que deveria ter este culto pelo menos uma vez por mês, porque às vezes se esquece que tem pessoas que moram aqui do outro país,” declara.

Experiências pra vida

O UNASP, campus Engenheiro Coelho, possui uma grande diversidade regional e diversidade cultural.  Além disso, proporciona aos estudantes grandes oportunidades de crescimento, devido a convivência constante no cotidiano, no quarto, na mesma igreja, nos estudos e em outros ambientes.

O pastor Wendel conta que eles também podem participar da escola de missões onde aprendam mais sobre diversidade étnica e cultural.  “Com as classes da escola sabatina voltadas para questões étnicas ou linguísticas, eles (os estudantes) podem ampliar a visão a uma mais global, para entender o tamanho da igreja, os desafios da missão adventista ao redor do mundo”, explica.

Culto das Nações aconteceu na última sexta-feira.
Mensagem musical foi apresentada pelo grupo Acapella Bantu.

Veja mais