Notas Formatura

Culto de Ação de Graças de Teologia agradece a Deus pelas bençãos e conquistas

Os 52 formandos expressaram sua gratidão por mais uma etapa concluída por meio de louvores e homenagens.

Texto: Julia Viana | Edição: Theillyson Lima

Os formandos da 105ª turma de Teologia celebraram o Culto de Ação de Graças na Igreja do UNASP campus Engenheiro Coelho, neste sábado (14). Este momento especial marcou a conclusão de uma etapa repleta de dedicação, aprendizado e profundo crescimento espiritual, encerrando um ciclo de quatro anos de preparação para o ministério. 

Turma de Teologia em pé no palco da igreja.

Com emoção e reflexão, o culto foi uma oportunidade para os formandos expressarem sua gratidão a Deus, à instituição e a todos que os apoiaram nessa jornada. A programação incluiu músicas especiais com o quarteto Arautos do Rei e o coral de formandos, homenagens e o testemunho de vidas transformadas pela fé e pelo compromisso com a missão pastoral.

A cerimônia também foi marcada pela gratidão dos 43 chamados recebidos até o momento, o que representa mais de 82% dos alunos, e pelas experiências vividas ao longo do curso. Em um clima de celebração, foi feita menção ao versículo de Salmos 126:3: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres”. Conduzidos pelo pastor Érick Lima, alguns formandos puderam receber a condecoração com as medalhas pelo voluntariado feito no projeto Formando Testemunhas. 

Para o diretor Faculdade de Teologia (FAT), pastor Evandro Fávero, depois dos quatro anos de estudos os sentimentos que ficam são de gratidão e satisfação por ver grandes líderes se formando. “É um sentimento de bastante alegria, com cada aluno que se forma e recebe um chamado para trabalhar na obra do Senhor”, destaca.

O pregador da manhã, pastor Carlos Olivares, ressaltou que para um ministério abençoado, é preciso entrega. “Nunca esqueçamos de ser insignificantes para que Deus possa brilhar em nós. Só por meio da sua graça que podemos ser benção ao mundo”, reforçou.

Fé e perseverança

O estudante Izaque Dantas, refletindo sobre sua trajetória, destacou a profunda gratidão e expectativa para os desafios que virão. Ele enfatizou o impacto dos ensinamentos dos professores de Teologia, que aliaram teoria à prática pastoral, e a necessidade de uma constante dependência de Deus, zelo pelas pessoas e estudo ativo. “Sinto muita alegria e euforia por ter vivido momentos incríveis ao lado de pessoas espetaculares em uma instituição que sempre foi meu sonho estudar. Aprendi muito com o UNASP”, declara.

Já Reynan Simplício, ao olhar para o fim dessa etapa, expressa um misto de emoções, a alegria por concluir a formação e lembrança dos momentos difíceis vividos nessa jornada.
“Sou profundamente grato por tudo que Deus fez e por cada desafio superado, como a solidão de estar longe da família. Eu vim sozinho e a solidão de ter que enfrentar tudo, se desdobrar, principalmente ser muito jovem, ter que assumir muita responsabilidade. Isso foi um grande desafio”.

Um culto para celebrar

O coordenador do curso de Teologia, pastor Silvano Barbosa, destacou o significado especial de ver os alunos concluindo essa etapa. “Acompanhar a realização deles acrescenta significado ao meu ministério, mostra claramente que o trabalho que nós fazemos aqui não é em vão, é muito compensador”, afirmou. 

Ele ainda reforçou que ser pastor é, acima de tudo, uma vocação e que os novos pastores jamais  jamais esqueçam a paixão por Deus, pela Palavra, pelo povo e pelo trabalho de Deus. “Ser pastor é uma profissão, mas, acima de tudo, é o desenvolvimento de uma vocação. O pastor é um profissional vocacionado. Então, o meu conselho é que cada aluno que se forma agora, jamais se esqueça disso”, finaliza.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Formatura de Teologia

Veja mais