Culto especial celebra centenário da primeira formatura do UNASP
Homenageando a primeira turma de formandos da instituição, o culto contou com uma esquete, músicas e reflexões.
Texto: Victor Bernardo | Edição: Ana Clara Silveira
Em clima de formatura, o UNASP realizou no último sábado (10) um culto especial em celebração aos cem anos da primeira turma de formandos da instituição e contou a história dos pioneiros para motivar o público e mostrar o legado deixado por eles. O evento contou com a presença de pastores e líderes do UNASP, como o reitor da Instituição, doutor Martin Kuhn e o pastor sênior da Igreja do UNASP campus São Paulo, Ranieri Salles. Também homenageou nomes como Nevil Gorski, que foi diretor-geral, e descendentes dos pioneiros Belz e Denz.
A dinâmica do culto contou com a apresentação do pastor Neumoel Stina. Ele apresentou a primeira turma de formandos do UNASP com discursos que remontavam os primeiros anos da instituição. Além disso, o grupo Novo Tom conduziu as apresentações musicais, sob o comando do maestro Lineu Soares.
Homenagem aos formandos
Durante seu discurso, falando sobre a turma de 1922, o pastor Stina descreveu a vivência dos alunos e as conquistas da instituição na época. Além disso, destacou o comprometimento dos formandos em levar a mensagem de Deus para todo o mundo.
A esquete apresentou cada um deles e contou suas histórias, descrevendo suas origens, seus sonhos e suas conquistas. Além disso, representou alguns dos momentos importantes que viveram no UNASP, como a chegada ao colégio e a entrega dos diplomas. “A lembrança dos nossos pioneiros não se esvai. Seus nomes jamais serão esquecidos. Quanta gratidão no coração e, cem anos depois, que legado construído”, reflete o pastor Stina.
Cem anos depois da formatura
O pastor e doutor Martin Kuhn, reitor do UNASP, aproveitou a oportunidade para celebrar os formandos desse ano. Cem anos depois da primeira formatura, que teve apenas nove alunos, o UNASP vai formar, em 2022, centenas de jovens.
Embasado no sexto capítulo de Deuteronômio, ele realizou um sermão reforçando a importância de uma educação contínua, com base no amor de Deus, que atinge a todos e traz resultados positivos, além de explicar os métodos que devem ser utilizados para que esses resultados sejam alcançados.
Em um destaque para a Educação Adventista à Distância, foi apresentada a história do estudante amazonense Lucas Mar, que estuda Administração no UNASP de maneira remota. Para a realização de provas, ele visita o polo de Manaus – em uma viagem de 22 horas – uma vez a cada semestre.
Morando em Borba, no interior do Amazonas, Lucas cursa duas faculdades e trabalha para pagar os estudos. Além disso, como um fiel membro da igreja Adventista, ele dedica seus sábados às atividades da Igreja Central de Borba.
Por fim, o doutor Martin destacou o compromisso do UNASP, seguindo essa orientação, não apenas com o ensino técnico, dos conteúdos e das ciências, mas com um ensino integral, embasado na filosofia adventista: “É um ensino pra vida, sobre qual é a nossa esperança. Portanto, é muito além do Ensino”.
Confira todas as imagens do evento no Flickr e fique por dentro das notícias sobre as Formaturas de 2022.