Cultura brasileira é tema de Chá literário
Formandos do ensino médio apresentam a quinta edição do Chá Literário no colégio UNASP-HT mostrando através de um romance original, a diversidade brasileira.
Texto: Sabrina Girotto
Na noite do dia 26 de novembro, os alunos do terceiro ano do ensino médio de 2017 apresentaram um Chá Literário para pais, amigos e professores. Nesta quinta edição do evento, A Cultura Brasileira através da Literatura, foi o tema que direcionou apresentações de poesia, música, coreografia e teatro. Todos os alunos ficaram responsáveis por alguma parte do programa, no palco ou nos bastidores, confeccionando lembrancinhas, convites, decoração ou servindo os convidados.
Segundo a idealizadora do projeto, Wildeane Araujo, o objetivo da escola, é evidenciar o que os alunos aprenderam em sala de aula. “É interessante como a família fica perplexa com a atuação do aluno que vieram prestigiar” brincou Wildeane, que também é professora de literatura desta turma de formandos. “Muitas mães vem falar comigo o quanto apreciaram as apresentações. Muitas delas têm mais de um filho e esperam ansiosas pelo Chá Literário do próximo ano”.
Eduarda Martins, mãe do aluno Fábio Martins, contou que essa é a segunda edição que presencia, pois Fábio é seu filho do meio. “Agradeço por ter a Laura como terceira filha para poder assistir mais uma apresentação. São tão lindas que é impossível não ficar ansiosa pelo próximo ano” disse a mãe.
O “Chá” deste ano, foi inspirado na história de amor, dos pais da aluna Larissa Barbosa. Adson e Rejane, que superando o preconceito de seus pais, formaram uma família. A família sulista da moça, não concordava com o fato de ela namorar um nordestino, chegando ao ponto de não comparecerem nem se quer ao casamento.
Nas palavras da roteirista Catherine Vargas, também aluna do terceiro ano, “queríamos mostras as belezas, culturas, danças e diversidades do nosso Brasil. Mas também os preconceitos e lutas aqui presentes. A cada fala dos personagens contando suas histórias e culturas, os estudantes apresentavam músicas e danças típicas das respectivas regiões”.
A programação é resultado do trabalho realizado em sala de aula e, das experiências ocorridas com os próprios alunos, ao enfrentarem barreiras culturais. “Na literatura, o modernismo foi a escola que mais influenciou o nacionalismo, tendo como objetivo a valorização da cultura no país, pelos próprios brasileiros. Acabamos de estudar sobre este movimento e agora, nesta noite, os alunos apresentaram na prática essa diversidade”, acrescentou Wildeane.
Tempo de preparação
O evento começou a ser planejado no começo desde semestre. A aluna Catherine conta que durante um mês, escreveu de domingo a sexta, para que o roteiro fosse entregue na data estipulada. “Este roteiro não era apenas escrever uma história. Ele deveria ter poemas, poesias, músicas, teatros e muita pesquisa para saber as gírias, sotaques e características de cada região apresentada. Isso ficaria evidente ao longo da narrativa que conta as memórias dos personagens Rodrigo e Gabriela”. O restante ficou por conta dos alunos e da professora. Cerca de dois meses foram necessários para que todos os ensaios fossem encerrados, todas as decorações; montadas e falas, sotaques, gírias e músicas decoradas.