Cultura e missão marcam o fim de semana no UNASP campus Engenheiro Coelho
Os eventos mostraram a representatividade cultural e despertaram o espírito missionário nos alunos.
Texto: Cristina Levano | Edição: Ana Clara Silveira
A “Festa das Nações”, um evento focado em mostrar um pouco da diversidade cultural que existe no UNASP campus Engenheiro Coelho, aconteceu na noite de sábado (29). O programa contou com apresentações de estudantes vindos da Alemanha, Guiné Bissau, Equador, Albânia, Moçambique, México e outros. Eles mostraram um pouco da cultura do seu país através de canto, poesia, dança e músicas.
Além disso, o evento teve a participação especial do grupo musical “Acapella Bantu”. Domingos Madeira, representante da comunidade internacional, explica que o “objetivo da festa é dar um espaço e visibilidade às diversas culturas do campus que tem no UNASP e valorizar os alunos estrangeiros aqui”.
Diversidade cultural
Todos os anos, o UNASP campus Engenheiro Coelho recebe alunos de diferentes partes do mundo, sendo que alguns vieram de outros continentes para ser parte do UNASP. Esse é o caso de Valdimira Cabral Gomes, aluna de primeiro semestre de Arquitetura e que veio de Guiné Bissau. “Eu gosto muito do meu país, sinto orgulho de ser de lá, e às vezes sinto saudade. Por isso, para mim, este tipo de evento é muito lindo. Estou feliz de poder apresentar um pouco da minha cultura”, narra.
Mas não é por vir de países vizinhos que o sentimento muda, para Adriana Vista, estudante equatoriana de Publicidade e Propaganda, a Festa das Nações foi divertida e de grande aprendizado. Ela aponta que “saber de onde vem cada pessoa e conhecer mais sobre essa diversidade do UNASP é incrível”.
Quebrando barreiras
Por ter uma grande diversidade cultural, o UNASP proporciona aos estudantes grandes oportunidades de crescimento pessoal, pois aprendem a desenvolver a tolerância, compreensão, inclusão, além de criar novas amizades. De igual maneira, a Festa das Nações cultiva o interesse por entender as diferenças culturais, e de alguma forma ajudam a quebrar algumas barreiras sociais e inclusive linguísticas que se criam.
“Assim, a gente já entende a pessoa e através das apresentações vemos o que tem de diferente entre as culturas, o que enriquece a nossa visão,” disse Zakari Souleymane, aluno costa-marfinense, formando de Arquitetura. Estefani concorda com Zakari e agrega que o UNASP é um ótimo lugar para conhecer estrangeiros “e independentemente do país que sejam, aqui eles vão se sentir muito acolhidos pelos brasileiros”.
Para que Ele venha
Para terminar o fim de semana com chave de ouro, no domingo (30) o Núcleo de Missão promoveu o Cross da Missão, um desafio competitivo com provas que envolvem esforço físico e mental, mas com objetivo final de relembrar a missão de Deus.
O pastor Walid Reda, um dos organizadores do desafio, relata que “o objetivo principal do Cross é preparar missionários. Então, em cada atividade e desafio os grupos aprendem algo novo sobre a missão, o que os capacita para o campo, além de conhecer pessoas novas e se divertir”.
Desta vez foram 10 pessoas por equipe, e no total se formaram 10 grupos, além dos 40 voluntários que ajudaram na preparação dos jogos. O evento acontece no campus desde o começo de 2020 e a cada ano são oferecidos prêmios que servem como incentivo para a competição e missão. A equipe que ficou em terceiro lugar ganhou 3 ingressos para o I Will Go da UCB, enquanto o segundo lugar ganhou 2000 reais de participação em hospedagem e alimentação para realizar um projeto missionário nacional. Finalmente, o primeiro lugar recebeu 3000 reais de investimento para fazer missão fora do país, sendo dividido de acordo a preferência do grupo. De igual forma todas as equipes foram premiadas com um medalha e uma camiseta pela participação.