Acontece no UNASP

Semana de Arquitetura e Urbanismo no campus São Paulo promove visitas a lugares da capital

Em cada dia da semana, os alunos conheciam lugares diferentes de São Paulo.

Texto: Bruno Sousa | Edição: Ana Clara Silveira

A coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNASP campus São Paulo promoveu, entre os dias 10 a 14 e 16 de abril, a Semana de Arquitetura e Urbanismo para os alunos. Cada dia eles realizaram visitas a vários pontos de São Paulo com o intuito de estudar a história, analisar a arquitetura dos lugares e o desenvolvimento urbano.  

Momentos assim são importantes para o crescimento dos alunos, portanto, a ideia de fazer uma Semana de Arquitetura fora do campus veio do anseio por vivências práticas. A semana aconteceu com atividades sendo realizadas nas ruas, em espaço favorável à sociabilidade, a vivências urbanas reais, promovendo a conexão com a cidade. 

Cleide Duarte, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus, explica que experiências práticas assim, auxiliam na aplicação do conteúdo teórico em sala. “A rua tem um imenso potencial para a aprendizagem dada as trocas de experiências e participação social que ela proporciona. A cidade molda as relações entre as pessoas. A possibilidade dessa vivência deu aos alunos a oportunidade de observar diferentes marcos arquitetônicos e refletir sobre a problemática da mobilidade urbana”, comenta.

Lugares visitados e alcance aos alunos

Cada dia da semana os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários pontos de São Paulo, entre eles:  Vivências Urbanas, Casa das Rosas, Avenida Paulista, Fau-USP, SESC Pompéia, Web Cass, Pôr do Sol On-Line e Aro Bike. Para o aluno Rafael de Sousa, a semana foi muito construtiva, ele destaca que um dos lugares que mais chamou sua atenção foi a USP. “Eu vi um enorme prédio que é na verdade uma grande lousa onde os alunos podem imaginar o mundo e podem ter criatividade e se expressar de forma ao sair do convencional”, comemora.

Além dele, o aluno Marcos Vinicius comenta como foi participar das visitas. “Foi uma experiência muito rica, principalmente pelo fato de vivenciar como funciona a cidade, as dificuldades de acesso por determinados grupos, a diversidade de pessoas, culturas e gêneros”, enfatiza.

Ele ainda acrescenta de que forma essa semana agregou na vida acadêmica. “Acredito que a todos que tiveram a chance de participar do evento saíram com essa visão mais acolhedora em relação a distribuição e a importância do patrimônio, até mesmo em outras esferas, e como de fato funciona um real planejamento e estruturação urbana, dando um ideal de funcionalidade para nós futuros arquitetos e urbanistas”, conclui. 

Veja mais