Curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho comemora 20 anos
Professores, ex-coordenadores e administradores do UNASP foram homenageados durante as comemorações.
Texto: Késia Grigoletto | Edição: Theillyson Lima
O curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho completou 20 anos desde a sua primeira turma. Para celebrar esse momento, que é um marco na história da instituição e do curso, a coordenação promoveu um evento de celebração que aconteceu entre os dias 5 e 10 de outubro.
Um dos grandes momentos da celebração foi a homenagem a pessoas que fizeram a diferença para o curso. Os homenageados foram chamados ao palco para receber uma placa de reconhecimento por suas atividades. Nesse grupo, estavam os antigos coordenadores do curso, administradores do UNASP e da Igreja Adventista para o Estado de São Paulo.
A comemoração dos 20 anos foi realizado de forma simultânea com a Semana Jurídica, que teve programações diversificadas, como debate sobre a importância da área jurídica no cumprimento da missão adventista. Além disso, as noites contaram com palestras e e momentos de interação entre os alunos.
Experiências transformadoras
Olhar para o início de tudo e poder continuar participando do crescimento é um privilégio que poucos alunos e professores tiveram. “Eu tive o privilégio de viver o primeiro dia dessa faculdade como aluno. Quando o curso começou, eu era um garoto de 17 anos, eu não fazia ideia do que seria a minha carreira. Mas hoje eu percebo que aquele início tão pequeno, me forjou. E eu percebo que o curso cresceu em qualidade a partir das muitas experiências ”, relata o doutor Igor Marques, coordenador do curso.
O sentimento por ter feito parte de todo o processo é de gratidão. “Esse curso transformou a minha vida em todos os aspectos, tanto acadêmicos quanto profissionais e sociais. Eu lembro que quando era aluno, sonhava em um dia poder retribuir”, afirma o doutor Filipe Piazzi, que foi aluno da primeira turma e também é professor no curso.
A importância desse momento
O curso de Direito do UNASP campus Engenheiro Coelho foi o primeiro da Educação Adventista em todo o mundo, demonstrando a conquista e o desafio que foi essa implementação. “A abertura do curso demandou coragem. Então, hoje é para agradecer, olhar para as pessoas, olhar para os que começaram e agradecê-los, reconhecendo o esforço e o resultado das iniciativas”, conta o doutor Martin Kuhn, reitor do UNASP.
“Temos que cuidar do curso para fazê-lo crescer ainda mais, para que ele cumpra a sua missão, que é a de servir ao país, contribuir para uma sociedade justa, promover o sentimento de justiça no governo, nos negócios, mas contribuir também com a missão da nossa organização, que é a de pregar aquele que é a fonte da justiça”, ressalta Martin.
Formação profissional
O curso de Direito contribui para a formação profissional de diversos alunos, além de os inserir no mercado de trabalho. “Eu sempre soube que o meu objetivo era prestar concurso público. Com o apoio dos professores, dos materiais e do conhecimento que eu tive no curso, consegui ser aprovado ainda enquanto aluno. Hoje, sou servidor do poder judiciário aqui do estado de São Paulo”, afirma o formando Paulo Medeiros.
O curso de Direito da instituição é muito importante para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Se a gente for somar os graduados aqui e os pós-graduados, hoje trabalhamos com 60 ex-alunos do UNASP dentro da nossa equipe, que tem 184 advogados”, afirma Luigi Braga, que é advogado geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Divisão Sul-Americana.
A missão
A celebração desse momento tão especial na história de uma faculdade é motivo de muita gratidão. “Ao celebrar esses 20 anos, agradecemos ao passado, olhamos para a frente e respiramos fundo para prosseguirmos na missão de educar e de servir para esta vida e para a eternidade”, reforça Martin Kuhn.