Acontece no UNASP

II Ovinocultura em foco: Curso de Engenharia Agronômica promove feira do conhecimento

Curso de Engenharia Agronômica oferece feira do conhecimento para pais, alunos e produtores.

Texto: Hellen de Freitas | Edição: Ana Clara Silveira

A feira do conhecimento “II Ovinocultura em foco” aconteceu neste domingo (11), evento esse que está vinculado ao curso de Engenharia Agronômica. A programação mostra a ovinocultura e todas as etapas do procedimento, desde as instalações ao manejo dos animais. A explicação é separada em seis sessões com os próprios alunos explicando sobre a cria e recria, engorda de animais e a criação de fêmeas para a produção de cordeiros.  

A feira teve seu início às 9h da manhã, contudo os alunos envolvidos compareceram às 6 horas da manhã para organizar e fazer tudo acontecer. Igor Hübner é zootecnista e professor do curso de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária. Ele é um dos responsáveis pela programação, e explica o principal objetivo de todo o evento. “Com a feira, queremos que os alunos passem aos produtores e convidados o universo da ovinocultura e seus benefícios, fazendo com que eles tenham uma grande participação em tudo”, argumenta. 

Importância para a comunidade 

O evento ajuda principalmente os estudantes da área, contudo, eles não são os únicos. Visto que é um assunto curioso, pais de alunos e até mesmo produtores da região do UNASP campus Engenheiro Coelho prestigiaram e aprenderam sobre a ovinocultura. 

Algemiro Vieira é um produtor que possui um terreno arrendado e tem interesse em integrar a ovinocultura em sua terra. Ele teve conhecimento da feira através de cartazes e anúncios no próprio campus da instituição, visto que o seu filho estuda na educação infantil na escola. O produtor frisa a importância do evento, pois ele pode vir, aprender e tirar dúvidas sobre o tópico para que assim implante o método no futuro. 

Já a Josimeire Scholl é mãe de um graduando de engenharia agronômica. Foi o seu segundo ano na feira do conhecimento e ela também acredita na relevância do programa e seu diferencial para a faculdade do filho, afinal, é bom prestigiar o seu filho. 

União de cursos 

O evento prestigia principalmente os engenheiros, mas, para o próximo ano, um dos objetivos é unir o curso de Medicina Veterinária ao projeto. “Um curso contribui com o outro e nosso objetivo é trazer o diferencial fazer com que ambos se integrem e sejam totalmente completos”, declarou o coordenador João Aranega. 

Os alunos ficaram animados com a ideia. Cauã César é estudante de Medicina Veterinária e está no terceiro semestre. Ele é a favor da união entre as áreas, e acredita que vai trazer uma nova visão interessante, pois a maioria das pessoas associa o seu curso a animais domésticos e pequenos como, gato e cachorro. Cauã cita a importância das pessoas saberem que na veterinária também há o cuidado de outras espécies. “Acho que traz um potencial intrigante, agregando um conhecimento tanto para a comunidade como para com os próprios alunos”, declara. 

Veja mais