Acontece no UNASP

Curso de Medicina Veterinária entrega jalecos em cerimônia especial

Alunos do 8º semestre de Medicina Veterinária comemoram fim das aulas teóricas em jantar especial.

Texto: Cristina Lévano | Edição: Ana Clara Silveira

A primeira edição do 80% Médicos aconteceu no último sábado (16). Na cerimônia, os alunos participaram de uma programação e jantar especial. A comemoração antecede a formatura e indica que a partir desse momento os alunos terão unicamente aulas práticas e estágios obrigatórios. A noite foi organizada pela coordenação de Medicina Veterinária e finalizou a semana acadêmica do curso.

O coordenador do curso, doutor João Aranega, explica que “é uma cerimônia de homenagem e celebração aos alunos por terem conseguido chegar nesse ponto, além de ser um momento de gratidão a Deus”. Ele acrescenta que “os estudantes passaram por dificuldades ao longo do curso, tais como financeira, pandemia e outros, mas todos estão ali e tem muitos motivos para se alegrar”.

O início de um sonho

No início do programa, os estudantes entraram acompanhados pelo padrinho. A cerimônia simbolizou não apenas o reconhecimento da dedicação e esforço dos estudantes, mas também a passagem de responsabilidade da próxima geração de médicos veterinários.A noite especial foi cheia de celebração, lágrimas de alegria, surgimento de novas expectativas e promessas, tendo como auge a entrega do jaleco branco, símbolo icônico da profissão do médico veterinário.

Para alunos como Eniale Haro, chegar a esse ponto do curso “foi e continuará sendo desafiador, mas ao mesmo tempo é muito bom porque o nome de cada um vai estar lá como a primeira turma”. Ela lembra que sempre quis fazer o curso desde pequena. “Estou muito feliz de ter chegado até aqui”, comemora..

Da mesma forma, Samara da Silva conta que o momento é resultado de um sonho. “Durante esses anos, senti de perto a dor, os sacrifícios a serem feitos para cumprir com meus objetivos e metas. Sempre sonhei ser uma médica veterinária. Agora tenho aquela sensação de que o sonho está virando realidade, e todos os esforços valeram a pena”, declara a estudante.

O programa contou ainda com vídeo, fotos e lembranças da trajetória no curso, assim como apresentações musicais, um jantar e discursos inspiradores de professores, compartilhando suas experiências e conselhos com os futuros colegas. 

O futuro do curso

Segundo o coordenador, por ser um curso novo no UNASP, surgiram dificuldades para se estabelecer, desde a construção de infraestrutura até a contratação de professores. “Depois de tudo isso, hoje a gente já tem uma linha de raciocínio para seguir e o curso está bem consolidado e estabelecido”, continua o doutor Aranega.

De igual forma, o professor Ighor Hubner complementou que, como todo curso que está começando, a primeira turma e os primeiros professores vão desbravando e construindo o curso. “A grande vantagem é que tanto o professor quanto o aluno constroem o curso no perfil que deseja. As dificuldades aparecem, mas o crescimento é grande”, pontua. Agora com o Centro Integrado de Saúde, nova conquista dos cursos do UNASP, a ideia é fortalecer a prática profissional e alcance da comunidade por meio de serviços sociais.

Veja mais