Curso de Música e Acarte apresentam sinfonias compostas pelos alunos
Estudantes de Música tiveram a oportunidade de ouvir suas primeiras composições tocadas pela orquestra sinfônica.
Texto: Príscilla Melo | Edição: Gabrielle Ramos
A Academia Adventista de Arte (Acarte), em parceria com o curso de Música do UNASP campus Engenheiro Coelho, realizou no último sábado (29) a apresentação da Orquestra Sinfônica. Intitulada ‘‘Obras Sinfônicas de Compositores Unaspenses’’, o evento contou com a participação dos estudantes não apenas na execução, mas também na composição das obras.

Entre os compositores das músicas exibidas na noite estavam os alunos de diferentes semestres e professores, como o coordenador do curso de Música, Samuel Krähenbühl, e o maestro e docente, Lineu Soares. De acordo com o coordenador, o objetivo do evento foi representar a pluralidade do UNASP na música sinfônica, ao valorizar os músicos que compõem especificamente para orquestra e expor as obras criadas por eles.
Processo de criação
Os grandes grupos instrumentais do UNASP apresentam ao menos um concerto ao longo de cada semestre. Por meio do grupo de pesquisa de composição guiado por Krähenbühl, os alunos de música começaram a escrever rascunhos de sinfonias, que foram discutidas em reuniões semanais desde o começo do ano. A partir de agosto, os alunos concluíram as peças e os ensaios com a orquestra começaram.
Júlia Röper, estudante do quarto semestre de Música e compositora de uma das sinfonias tocadas na noite, ‘‘Furor Nocturnos’’, conta sobre o seu sentimento diante do momento. ‘‘É uma satisfação inexplicável, é uma coisa que enche o coração, saber que a sua música foi escolhida, que os seus amigos estão tocando, os seus professores, é realmente um sonho realizado’’, destaca.
Para a aluna, a composição é uma das maiores alegrias no curso de Música, pois é a parte na qual os alunos têm mais liberdade e sentem maior satisfação por estarem criando algo do zero. Ela ainda enfatiza que ter os docentes que apoiam, incentivam, ajudam e corrigem é o que faz a graduação ser realmente completa.
A mãe de dois alunos que tocam na orquestra, Joice Hosokawa, comenta sobre a sensação de assistir a apresentação dos filhos. ‘‘É incrível ver a capacidade deles de elaborar peças tão complexas e tão bonitas. Alguns eu sei que ainda estão no começo do curso e fizeram coisas incríveis. Deve estar sendo uma experiência muito marcante para eles’’, afirma.
Música em conjunto
O diretor da Acarte, Cláudio Silva, ressalta a relevância do trabalho em conjunto. ‘‘Não existe a Acarte sem o curso de Música e não existe curso de Música sem a Acarte. Esses departamentos estão muito atrelados e esse concerto enfatizou ainda mais essa parceria’’, aponta.
Cláudio ainda declara que os alunos desta graduação do UNASP são o futuro da música adventista no Brasil. Segundo ele, esse concerto revela que esses músicos logo estarão preenchendo as igrejas do país, com as próprias orquestras e composições.


