Notas Formatura

Cursos de Engenharia do UNASP campus Engenheiro Coelho comemoram mais uma formatura

Alunos de Engenharia Civil, Engenharia Agronômica e Engenharia de Produção celebram o encerramento de um ciclo.

Texto: Victor Bernardo | Edição: Theillyson Lima

A formatura dos três cursos de Engenharia do UNASP campus Engenheiro Coelho foi realizada neste domingo (17), na igreja do campus. Além dos alunos formandos, o evento contou com a presença de amigos e familiares que vieram prestigiar esse momento.

Junto dos concluintes de Engenharia Civil, Engenharia Agronômica e Engenharia de Produção, os formandos de Arquitetura e Urbanismo colaram grau na mesma cerimônia.

O Pró-reitor de Graduação da instituição, doutor Edilei Lames, ficou responsável pelas palavras iniciais, e agradeceu a presença das autoridades, professores, amigos e familiares dos formandos. “Desejo aos nossos egressos um profícuo trabalho, muita paz e prosperidade”, almejou.

Inserção no mercado

O professor Lucas Barbosa é coordenador do curso de Engenharia de Produção, e comemora o fato de que todos os alunos saem da graduação já no mercado de trabalho, atuando na área de formação.

Ele também fala sobre o significado desse momento especial. “A formatura é um momento único na vida das pessoas, é a marca da conclusão de uma etapa da vida e início de outra”, ressalta.

Assim como Lucas, o coordenador de Engenharia Civil, Artur Sartorti, destaca a alta empregabilidade do curso. “Cerca de 70% dos alunos saem da graduação já empregados”, explica. Ele também reforça a importância da gratidão a Deus, aos pais e aos professores por esse momento de confraternização, que é único na vida dos formandos.

Já no curso de Engenharia Agronômica, 80% dos alunos saem empregados, como informa o coordenador Walter Augusto. Ele ainda ressalta que o momento é de celebração: “É  hora de comemorar essa grande vitória. Foram cinco anos de muito esforço, limitações superadas e obstáculos transpostos.”

Walter ainda fala sobre o crescimento mútuo, entre alunos e professores, durante os anos da graduação. “Foram momentos de amizades que se formaram, companheirismo e apoio mútuo. Nós os ajudamos a superar cada dificuldade e eles nos inspiram a sermos professores e exemplos cada vez melhores”, finaliza.

A saudade já bateu

A formanda em Engenharia Agronômica Ester Pessoa conta que o momento mais marcante foi justamente o final do curso. “Passou uma retrospectiva de tudo que a gente viveu em sala de aula, nas aulas práticas e saber que conseguimos chegar até o final, isso dá uma emoção e ao mesmo tempo dá saudade”, explica.

Ela menciona que o sentimento é de gratidão pela etapa concluída, e alegria por saber que esse é apenas o começo.

Andres Paredes, formando em Engenharia Civil, também destaca a saudade, pois a convivência quase diária com colegas e professores vai acabar depois de cinco anos. Apesar disso, reforça que o sentimento é de alegria: “Alegria e superação por ter conseguido concluir esse curso em 5 anos.”

Ele conclui falando sobre os planos para o futuro. “Vou voltar a dedicar mais tempo ao meu filho e a outras pessoas queridas que, às vezes, precisavam ficar em segundo plano para que eu pudesse atingir os objetivos do curso. Também vou começar uma pós-graduação em segurança do trabalho”, explica.

Premiados do ENADE

Durante o segundo semestre de 2023, os alunos dos três cursos realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Essa avaliação retoma todo o conteúdo estudado durante a graduação, contribuindo para o crescimento dos cursos.

Valorizando o bom desempenho dos estudantes, o UNASP homenageou aqueles com a melhor colocação no exame. A aluna Ester Pessoa Farias obteve a melhor nota no curso de Engenharia Agronômica. Em Engenharia Civil, a homenagem foi para Amauri José Júnior, e no curso de Engenharia de Produção, para Pedro Natan Bonon.

Voem alto

Durante a cerimônia, a canção “Veja-me Voar” foi entoada pelos formandos. A música, que representa as formaturas do UNASP, é sinônimo de vitória e gratidão pela etapa concluída, destacando a importância das pessoas que fizeram parte desse ciclo ao lado dos alunos.

Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.

Veja mais