Acontece no UNASP

Alunos e professores dos cursos de Engenharia e Arquitetura participam da FEICON

Cerca de 39 pessoas tiveram experiências com as novas tecnologias do mercado.

Texto: Natália Goes | Edição: Ana Clara Silveira

Alunos e professores dos cursos de Engenharia e Arquitetura do UNASP campus Engenheiro Coelho, participaram nesta quinta-feira (12) da FEICON, uma feira referência para os profissionais do mercado de construção civil e arquitetura do Brasil e de toda América Latina, que aconteceu na cidade de São Paulo. O objetivo da visita foi atualizar os alunos sobre as últimas tecnologias do ramo e aproximá-los da vivência do mercado de trabalho.

A experiência dos alunos começou ao longo do percurso, enquanto o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Artur Sartorti, explicava os conteúdos passados em sala de aula mostrando as construções e instalações que apareciam no caminho. O professor também aproveitou para dar dicas aos alunos sobre o que fazer em determinadas situações.

Além disso, o engenheiro também comentou como é importante a participação dos alunos na feira. “A importância da FEICON é para que eles tenham contato com materiais de construção, tecnologia, ferramentas que são empregados na atualidade na construção civil. Isso enriquece bastante o currículo dos alunos, pelo fato de verem aquilo que está na ponta da linha da construção e as técnicas mais inovadoras e modernas do mercado”, relata.

No mesmo sentido, o professor Leandro Dias, que acompanhava o grupo, conta como a participação na feira ajuda os alunos quando estiverem em ação. “Muitas vezes a sala de aula não consegue acompanhar o avanço do mercado. Quando a gente vem para uma feira dessas e consegue apresentar essa ideia pro aluno, ele consegue verificar toda técnica que ele viu em sala de aula e consegue ter uma noção de aplicação na prática. Isso faz com que o aluno saia para o mercado sabendo, de fato, aquilo que ele vai encontrar, como possibilidade de utilização”, afirma.

Novas tecnologias e aprendizados

Durante a visita os alunos puderam passar nos estandes dos expositores e conhecer de perto o que veem em sala de aula. Entre um estande e outro, os estudantes recebiam orientações sobre os produtos. A expositora Meire Candido, da empresa Lorenzetti, fala que a empresa tem vários focos. “Queremos mostrar os lançamentos dos novos produtos para o mercado no ramo da construção, sendo que focamos tanto nos alunos de arquitetura e engenharia quanto nos profissionais”, assegura.

A aluna Ana Julia Schüffner, do 3º semestre de engenharia civil, que participou da FEICON, reconhece que a participação do evento agrega para a sua carreira profissional. “Posso fazer contato com vários profissionais da área, além de assistir palestras que me ensinam novas técnicas e tecnologias da área”, comemora.

Para o aluno do 7° semestre do curso de Engenharia Civil, Giovane Bussolaro, conta sua experiência de como associou o que aprendeu em sala de aula com o que foi exposto na feira. “Várias peças e ferramentas que a gente ouve muito em sala de aula e nunca tinha visto de perto estavam expostas aqui”, esclarece.

Os alunos continuaram a aprender mesmo após o evento. “Depois da feira, o aluno entende que existem características técnicas e características comerciais em todos os produtos. O comercial só vai falar as partes positivas de todos os produtos. Já a parte técnica vai determinar as limitações. É interessante a promoção e a aprendizagem após a feira. A gente explica: ‘não é sempre assim que o pessoal trabalha, pode ser diferente’. No fim, norteamosa todos da maneira correta”, pontua o professor Leandro.

Veja mais