Better Together: Educação Adventista Bilíngue reúne colaboradores em evento de integração
O UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu os profissionais para o treinamento entre os dias 14 e 16 de dezembro
Texto: Ana Clara Silveira
O Programa Bilíngue da Educação Adventista promoveu um encontro entre os colaboradores de todo Brasil para discutir novas ideias e estratégias de ensino. O evento aconteceu no UNASP campus Engenheiro Coelho, que abriga a sede do projeto, e recebeu cerca de 180 profissionais.
Cada um deles foi direcionado para atividades focadas em sua área de atuação. A coordenadora Talita Bessa veio de Brasília e acredita que o evento “uniu teoria e prática para dar continuidade a esse processo dentro da escola, dando credibilidade ao papel do professor em uma aprendizagem representativa e significativa”.
O diretor da Adventist Bilingual Education, Lucas Azevedo, conta que a iniciativa tem o objetivo de “unir representantes e treiná-los para servir as escolas da melhor maneira possível”. O programa começou em lugares distintos, mas a unificação deu visibilidade ao projeto. “A integração para toda a Divisão Sul-Americana foi um passo indispensável para avançar”, explica.
Aplicação do aprendizado
O professor João Fernando pretende utilizar todo aprendizado que teve no evento para auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Ele desenvolveu o interesse para lecionar após um voluntariado como professor de inglês no Egito. A palestra da doutora Rosana Alves sobre “Além da resiliência”, o fez refletir sobre a importância da inteligência emocional para lidar com os alunos.
A neurocientista Rosana reforça a importância de reconhecer os sentimentos por meio da antifragilidade. Entre as suas ferramentas na sala de aula para colocar essa ideia em prática, João utiliza a interação com um urso de pelúcia para trabalhar as emoções das crianças. “Se alguém está triste, bagunceiro ou feliz tem que interagir com o amigo urso”, conta.
Apoio da CPB e UNASP
Nos últimos dois anos, o projeto cresceu mais de 50% somando cerca de 100 escolas em todo país com o programa ativo. O apoio da Casa Publicadora Brasileira, a CPB, com materiais didáticos apropriados para cada idade é um dos diferenciais para os resultados positivos da educação adventista bilíngue.
A coordenadora pedagógica responsável pelo Bilíngue na CPB, Vivian Fiuza, esclarece que “os livros oferecem o que a rede necessita”. A produção dos materiais atende as comissões de professores que estão inseridos na rede e entendem a realidade da sala de aula. “As crianças se desenvolvem na comunicação, habilidade cognitiva, criatividade e espontaneidade nos processos e, por isso, o aprendizado da língua é natural”, comemora.
Para acrescentar ao apoio recebido, a coordenadora do Programa da Educação Adventista Bilíngue, Janice Ricciardi, também pontua aspectos relacionados ao UNASP que contribuem para fortalecer a experiência dos professores no treinamento. Ela esclarece que “o Centro Universitário tem ênfase na internacionalização, com cursos de Tradutor e Intérprete, Letras com Inglês e Português, além das oportunidades de intercâmbios”. Essas parcerias fortalecem a rede de educação adventista e dá um leque de possibilidades para que os pais escolham o melhor para os filhos.
Comunicação eficaz para educação adventista bilíngue
A série de diferenciais para que o aluno se destaque é alcançada por meio de iniciativas de acompanhamento pedagógico e investimento. A coordenadora Janice acrescenta que dentro do programa há especialistas para propor melhorias em cada etapa. “Os advisers visitam cada unidade de ensino para dar suporte e oferecer os melhores recursos”, comenta.
Outro aspecto que impacta o projeto é a carga horária aumentada. A abordagem feita em sala de aula tem como foco a comunicação. “As crianças aprendem brincando”, celebra Janice. Por isso, as escolas que adotam o ensino bilíngue proporcionam mais oportunidades de crescimento profissional para as crianças e adolescentes. O plano para os próximos anos é que mais escolas adotem o programa e atendam a mais estudantes, fortalecendo a educação adventista.