Acontece no UNASP

ENADE: alunos celebram desempenho após a prova

A prova avalia o desempenho dos cursos. O resultado será divulgado em 2024.

Texto: Bruno Sousa | Edição: Ana Clara Silveira

Todos os anos os cursos do Ensino Superior passam pela avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. Em 2023, as graduações Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e Farmácia do UNASP campus Engenheiro Coelho participaram da prova, bem como Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição do UNASP campus São Paulo.

O exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos que estão se formando. Além disso, a  nota adquirida afirma a qualidade dos cursos e o rendimento de seus alunos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Para tranquilizar e preparar os alunos, durante o ano, os professores fizeram aulões com revisão de português e conhecimentos gerais.

O Diretor de Garantia da Aprendizagem e Diretor de Extensão, Everson Mückenberger, explica que a ideia “surgiu da constatação de que os alunos passam de 2 a 5 anos com o foco bastante direcionado para a área de formação e podem, às vezes, ficar um pouco desconectados de tudo aquilo que não esteja diretamente relacionado com essa área”. Ele acrescenta que “de maneira mais abrangente, a importância desse preparo está em um egresso conectado com as questões sociais, econômicas, tecnológicas e da atualidade”. 

Conhecimentos que agregam 

Preparação é um dos pontos importantes para realização de qualquer atividade. O coordenador do curso de Engenheira Civil, Artur Sartorti, comenta a importância dos aulões para o resultado que é divulgado no ano seguinte. “Os alunos chegam mais confiantes, preparados e capazes de interpretar questões de múltipla escolha, com distratores e com pegadinhas que muitas vezes acontecem”, destaca. Para o coordenador, o desempenho dos graduandos têm melhorado e crescido conforme as aulas têm ocorrido. “A gente fica contente, e esperamos uma nota cinco”, comemora. 

Neste momento, a ansiedade e o nervosismo fazem parte dos sentimentos que são despertados nos alunos. Daniel Azeredo, formando do curso de Engenharia de Produção, conta que “essas aulas foram importantes e super necessárias. Além disso, tira um pouco da ansiedade, porque os estudantes não sabem como será a prova”. O aluno conta que após a prova se sentiu bem confiante com o resultado. Assim como a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Letícia Gomes, que tem boas expectativas para o bom desempenho do curso.

Veja mais