Engenharia de Produção do UNASP alcança nota 4 no Conceito Preliminar de Curso
O curso de Engenharia de Produção do UNASP, campus Engenheiro Coelho, recebeu a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que concedeu ao final de abril essa pontuação para a graduação. O coordenador da graduação, Me. Roberto Guzman, vê a conquista como uma recompensa pelo […]
Texto: Theillyson Lima
O curso de Engenharia de Produção do UNASP, campus Engenheiro Coelho, recebeu a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que concedeu ao final de abril essa pontuação para a graduação.
O coordenador da graduação, Me. Roberto Guzman, vê a conquista como uma recompensa pelo esforço de todos os envolvidos com a graduação. “A obtenção da nota CPC 4 é muito gratificante, é merecida e principalmente é a constatação de que todo o esforço e dedicação da coordenação, docentes e da Instituição UNASP foi reconhecido pela comissão de avaliadores do MEC”, diz.
Outra forma de notar a qualidade do curso está na facilidade “A empregabilidade do egresso está em 97%. As empresas elogiam os nossos alunos que são contratados”, exalta Guzman.
Curso de Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção do UNASP ainda é bastante novo, tendo apenas 5 anos de existência. Ele oferece aos estudantes uma graduação prática, com laboratórios especializados e tecnologia de ponta, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional constante.
A preocupação com as atividades práticas é uma das prioridades da coordenação. “Os laboratórios são equipados com máquinas e softwares necessários ao aprendizado, pois houve compra de softwares específicos para desenho técnico computacional em 3D, FLEXSIM E PLANT SIMULATIONS para simulação de fábricas, negócios e relacionados com a Indústria 4.0 , para as disciplinas profissionalizantes”, ressalta o coordenador.
A experiência prática é confirmada pelo aluno Leonardo Camargo, do 5° semestre, que cita “a vivência empresarial por meio da empresa júnior na qual eu ingressei e trabalho hoje em dia. Através dela tenho muitas experiências profissionais com projetos com clientes reais”, comenta.
O bom resultado conquistado junto ao MEC ainda é um incentivo para que o curso continue crescendo. A coordenação trabalha de forma objetiva e incansavelmente em busca de melhorias da qualidade de ensino aprendizagem. “ A qualidade acadêmica de ensino-aprendizagem tem que ser algo contínuo tem que estar no sangue e no tutano dos docentes e alunos” salienta o professor Roberto Guzman.
Conceito Preliminar de Curso
A avaliação mais recente, dada pelo Ministério da Educação ao final de abril ao curso de Engenharia Civil do UNASP, foi a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).
O CPC é um indicador composto que avalia os cursos de graduação agregando quatro dimensões da qualidade da educação, sendo que nota máxima é 5. Essas quatro dimensões compõem a nota do CPC:
- Desempenho dos estudantes (20%)
- Valor agregado (35%)
- Corpo docente (30%)
- Percepção do Discente sobre as Condições do Processo Formativo (15%)
UNASP
A boa nota conquistada pelo curso de Engenharia de Produção é mais uma prova da qualidade de ensino do UNASP. A instituição conseguiu nota máxima (5) no conceito institucional do MEC que avalia a infra-estrutura, organização administrativa, processos e metodologias das instituições de ensino. Isso colocou o UNASP como um dos 10 melhores Centros Universitários de São Paulo.