Engenharia de Produção do UNASP promove cursos de extensão apresentados por estudantes
O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, promoveu cursos de extensão oferecidos pelos alunos do primeiro semestre. Os workshops têm o objetivo de apresentar os artigos científicos desenvolvidos pelos estudantes durante o semestre e permitem que eles se desenvolvam de forma integral. As aulas aconteceram […]
Texto: Esther Fernandes | Edição: Theillyson Lima
O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, promoveu cursos de extensão oferecidos pelos alunos do primeiro semestre. Os workshops têm o objetivo de apresentar os artigos científicos desenvolvidos pelos estudantes durante o semestre e permitem que eles se desenvolvam de forma integral.
As aulas aconteceram nos dias 06 e 13 de junho via zoom, devido a necessidade de distanciamento social, e foram abertas para a comunidade e estudantes de outros anos. O tema principal das palestras foi os princípios de gestão do modelo Toyota de produção.
O projeto pedagógico do curso (PPC) de 2021 está atualizado conforme as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC), que prevê a realização de atividade de extensão dos discentes em uma quantidade de 10% da carga horária total. Os alunos que entraram nesse ano de 2021, fazem parte da primeira turma nesse novo modelo de PPC.
Segundo o coordenador da graduação, Me. Roberto Guzman, o envolvimento dos estudantes contribui para a formação acadêmica, transmitindo conhecimentos que aprenderam em sala de aula de forma prática. Além de palestrar, eles participam do planejamento e divulgação do projeto.
“As novas turmas que entrarem no curso de Engenharia de Produção realizarão um projeto de extensão para comunidade a cada semestre ao longo dos dez semestres. Esse projeto de extensão ajudará a desenvolver competências, habilidades profissionais e também a interagir como vetor de transmissão de conhecimentos a comunidade”, ressalta.
Bruna Caroline, aluna do primeiro semestre destaca que a participação no Projeto Integrador colaborou com seu desenvolvimento no curso e também com o campo da pesquisa. “Eu não tinha ainda contato com a área industrial. Muitos conceitos são novos. Com a elaboração do trabalho eu tive contato com muitos termos e conceitos específicos da área. Foi um grande aprendizado e uma inserção na pesquisa acadêmica”, salienta.