Ensino Médio encerra temporada de formaturas no UNASP campus Engenheiro Coelho
155 estudantes das turmas regulares e técnicas comemoram fim do ciclo na Educação Básica e o começo de uma nova jornada no Ensino Superior.
Texto: Raíssa Oliveira | Edição: Victor Bernardo
O Colégio UNASP, unidade Engenheiro Coelho, celebrou a formatura dos alunos do 3° ano do Ensino Médio nesta segunda-feira (15), na Igreja do campus. A solenidade marcou o fim do ciclo de 155 estudantes na Educação Básica, divididos em duas turmas regulares e três turmas do Curso Técnico em Informática.

A celebração contou com a presença de familiares, professores e amigos, além de encerrar a temporada de formaturas no campus.
A cerimônia de encerramento do ciclo
O diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri, encaminhou a abertura da solenidade com as boas-vindas aos presentes. Após a cerimônia de entrega da Bíblia pela formanda Libni Santana, representante das turmas do terceiro ano, ao colega Eliseu Serrano, representante do segundo ano, o pastor Evandro Fávero iniciou a mensagem espiritual.
Em sua reflexão, o pastor destacou que, mais do que uma futura profissão, Deus tem planos maiores para cada um dos estudantes, como uma vida com propósito e objetivos maiores do que trabalho, mas de abençoar outras pessoas. “Mais importante do que perguntar qual profissão eu vou seguir, é perguntar quem eu serei em Cristo”, aconselhou.
O diretor do Colégio, Júnior Sacomano, declarou aberta a solenidade de entrega dos certificados aos alunos concluintes do Ensino Médio Regular, além do Curso Técnico em Informática, com a sua primeira turma concluinte da instituição. Além dos discursos e juramentos no decorrer da programação, o diretor de desenvolvimento estudantil do campus, Donato Silva, homenageou os Alunos Fidelidade, aqueles que estiveram durante toda a vida acadêmica na Rede Adventista. Já o pastor Nicholas Arruda, homenageou a formanda Alice Madalena, destaque do projeto Formando Testemunhas.
Ao final da solenidade, Joaquim Marcos e Nícolas Flebbe, dois alunos formandos, tomaram a decisão de aceitar a Cristo Jesus e foram batizados. O pastor Nicholas reforçou que esse é o propósito da existência da Educação Adventista, que além de levar conhecimento, também entrega pessoas a Deus.
Experiências e aprendizados durante os anos
A professora Cida Souza, orientadora do Ensino Médio, celebra essa formatura e destaca a importância que ela representa para a escola, especialmente em um ano de muitas conquistas e que foi muito bem avaliada. “Essa formatura tem uma conotação especial pelo sucesso que os alunos tiveram nos vestibulares, nós tivemos boas aprovações. Nós temos o maior número de Alunos Fidelidade. Esse ano é o maior número que tivemos na história”, conta.
Cida destaca que essas turmas foram muito ativas na instituição, participando de atividades paralelas às aulas, como a ESEM, que é a Escola Sabatina do Ensino Médio e o Coral Jovem, o coral que representa o Colégio. A professora conta que a experiência mais marcante acompanhando esses alunos é ver o crescimento de cada um, amadurecimento e mudança de alguns comportamentos, além de muitos entregarem as suas vidas a Deus.

Anahi Raiter é formanda e conta que vai sentir falta do convívio diário com as pessoas que viraram família e até dos desafios que a moldaram. “O que mais me marcou foi perceber o quanto eu amadureci nesse período, como Deus cuidou de cada detalhe e como Ele usou pessoas específicas que me fizeram continuar e chegar aonde eu cheguei”, ela compartilha.
Perspectiva de futuro
Anahi tem a intenção de continuar os seus estudos no UNASP, no curso de Design Gráfico. “Quero continuar estudando, me dedicar de verdade e aproveitar as oportunidades que Deus colocar no meu caminho. Eu sonho em me formar, trabalhar com aquilo que amo e construir uma vida estável, tranquila e alinhada com os valores que eu carrego”, esclarece.
Júlia Chieus também está concluindo o Ensino Médio e quer estudar Psicologia no UNASP. Ela aprendeu com o tempo que essa fase da vida é necessária e que o colégio era importante para o seu desenvolvimento, além de entender que precisava ser independente financeiramente dos seus pais uma hora ou outra. “Eu pretendo me formar no Ensino Superior e realizar meu sonho de usar minha formação para levar pessoas a Deus”, afirma.
A professora Cida compartilha que a expectativa da escola para esses alunos é de muito sucesso e que possam levar adiante todo o aprendizado que tiveram durante esses anos, sempre servindo a família, comunidade e, acima de tudo, a Deus. A orientadora deseja que “sigam sempre representando o que eles tiveram aqui. Que foram, além dos ensinamentos, das disciplinas, foram ensinamentos que nós esperamos que eles levem para a eternidade”.
Você pode rever a programação completa no YouTube e conferir as fotos desse momento tão especial para os estudantes e famílias.



