Acontece no UNASP

Escola de Artes promove 30° Semana da Arte

O objetivo da Semana foi conhecer novas expressões culturais e celebrar as diversas formas de criar arte.

Texto: Camilly Inacio | Edição: Ana Clara Silveira

O UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu a 30ª edição da Semana da Arte. O evento envolveu uma série de concertos musicais, experiências imersivas e concursos com o propósito de celebrar as expressões culturais e compartilhar conhecimento sobre diversas formas de criar arte. 

Organizada pela Escola de Artes do campus, a programação ocorreu entre os dias 10 e 15 de setembro, com atividades realizadas pela manhã e noite, e teve como tema central o “Folclore Latino-Americano”. 

Livia Souza está cursando o último ano do curso de Música e, além de trabalhar na Escola de Artes, teve a oportunidade de organizar esse projeto. Ela comenta que “durante a semana, cada turma do curso de Música fazia apresentações com base em uma região da América Latina, com momentos de histórias, música, e até degustação, para uma verdadeira imersão em cada cultura”. 

 Convidados especiais

Nas programações da semana foram realizadas apresentações por alunos, professores, e convidados especiais, entre eles, a Orquestra Sinfônica de Artur Nogueira. Para Lívia, o sentimento de ver o planejamento sendo colocado em prática foi uma experiência única. “Foi incrível ver a realização de cada evento dando certo e as pessoas trabalhando para que tudo funcionasse bem”, confessa a estudante. 

Além dela, a formanda do curso de Música, Nicole Sierra, destaca que se sentiu muito grata por essa edição da Semana da Arte, pois foi muito relevante para a formação dos alunos. “Diferente das outras, dessa vez pudemos contribuir de forma mais ativa, além de aprender com as outras turmas e, em especial, com os alunos hispanos sobre a cultura de outros países da América Latina”, declara. 

Adoração e arte

Além dos conhecimentos e aprendizados culturais proporcionados pela Semana da Arte, os participantes puderam refletir sobre o objetivo principal da criação da arte tendo em vista a perspectiva bíblica. Nos cultos realizados pela manhã, o pastor Danny Bravo abordou o pensamento de que a arte é uma expressão genuína de criatividade que provém de Deus, o Criador supremo. Para ele, a Semana da Arte foi um momento de “união, onde a conexão espiritual poderia ser explorada de diferentes formas através da arte”.

Para finalizar a semana com chave de ouro, o culto de sexta-feira (15) foi realizado em um formato diferente, com várias formas de arte sendo expostas para os alunos e comunidade durante a programação. 

A estudante de psicologia, Mónica Carbajal, teve a oportunidade de assistir à programação do último dia e garante que foi inesquecível. “Desde o primeiro momento, cada apresentação artística, cada louvor e as músicas escolhidas fizeram tudo ser maravilhoso. Nunca tinha participado de um culto assim e já espero o próximo”, enfatiza. Os alunos foram envolvidos e muitos se emocionaram com as apresentações que tinham como objetivo explorar diferentes formas artísticas na adoração a Deus. 

Veja mais