Escola de Missão do UNASP Engenheiro Coelho celebra a formatura de mais de 60 alunos
Com mais de 15 anos de existência, o Núcleo de Missão prepara e certifica alunos para o serviço voluntário.
Texto: Mariana Santos | Edição: Theillyson Lima
A Escola de Missão do UNASP Engenheiro Coelho comemorou mais uma formatura nesta sexta-feira. Entre alunos do módulo 1 e 2, mais de 60 estudantes receberam os certificados que os tornam aptos a participar de projetos missionários de curto prazo organizados pelo UNASP e a preencher vagas do Serviço Voluntário Adventista (SVA).
A celebração da formatura já se tornou um evento tradicional do campus e, além de prestigiar os futuros missionários, possibilita uma experiência de imersão cultural para todos os que acompanham a programação.
Com o propósito de criar um ambiente propício ao voluntariado, o Núcleo de Missão é a ponte que une o campus universitário às necessidades de todo o mundo. O próprio Serviço Voluntário Adventista, departamento que administra “chamados” para voluntariado em instituições adventistas em todos os continentes, é representado no UNASP pelo Núcleo de Missão.
O preparo para a missão
Ao longo de 15 anos de existência, a Escola de Missão já preparou mais de mil e quinhentos missionários além de ter enviado voluntários para projetos em diversos países. Para o responsável pela Escola de Missão, Alex Melchor, é para isso que a escola existe. “A principal função da Escola de Missão aqui dentro do UNASP é capacitar os alunos para os projetos que nós temos e para o campo missionário. Nós temos um lema no UNASP: nós não formamos somente alunos, nós formamos também missionários”, destaca o missionário e estudante de Teologia.
O convidado para trazer a reflexão da cerimônia foi o Pastor Silvano Barbosa, professor de missiologia do curso de Teologia do UNASP. Para o pastor, que também é missionário, “a única forma de participar desse trabalho [serviço voluntário] de maneira bem sucedida, é por meio do Espírito Santo”. Portanto, é necessário preparar os voluntários de todas as formas possíveis.
“A missão é o trabalho de Deus. É um trabalho que Deus iniciou, que Deus fez avançar e Deus vai concluir. O que nós fazemos é participar com Deus naquilo que Ele está fazendo. Então eu preciso ter essa noção correta do que é o trabalho missionário”, explica o pastor.
O início de uma jornada
Durante a programação, dois formandos foram sorteados e receberam o convite de participar do I Will Go, uma conferência mundial de missionários que acontecerá no segundo semestre de 2022. Nathalia Rodrigues, estudante de Música, sorteada junto com o estudante de Psicologia Douglas Gabriel, aceitou prontamente o convite.
O primeiro contato de Nathalia com a missão foi em 2017 no projeto Missão Calebe, desde então, a estudante tem se preparado para o voluntariado. “Eu sempre senti essa necessidade de querer ajudar o meu próximo, não podia suportar pessoas sofrerem e não poder fazer nada, eu sentia no meu coração que Ele não tinha me trazido a este mundo por acaso, queria acreditar que eu fazia parte de algo maior que só Ele conhecia”, afirma Nathalia.
Por não se contentar apenas com a teoria, a estudante já se inscreveu para participar do projeto Salva-Vidas Amazônia que acontece nas comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas. Ela deixa um conselho para todas as pessoas que desejam se tornar missionárias: “Deus chama a todos para anunciar as boas novas. Se permita ser sensível à voz do Espírito Santo. A missão transforma muitas vidas, mas a principal transformação é a que ele deseja fazer em você através deste ministério”.
Uma escola para a vida
O ensino oferecido pelo Núcleo de Missão não serve apenas para melhorar o preparo dos alunos para os desafios missionários, na realidade, o diploma do módulo 1 é obrigatório para se candidatar às vagas oferecidas pelo Serviço Voluntário Adventista. Além disso, as missões de curto prazo organizadas pelo UNASP também exigem que todos os alunos tenham participado da Escola de Missão.
Ao contrário do módulo 1, que pode ser indispensável em alguns processos, o módulo 2 oferece especializações sem que exista alguma obrigatoriedade. Nos dois casos, os cursos são disponibilizados para todos os que desejarem, uma vez que a oferta acontece tanto pela internet quanto presencialmente no formato híbrido de ensino.
A Escola de Missão é uma iniciativa que traduz a essência do Núcleo de Missão. O diretor do Núcleo de Missão, Pastor Caio Conceição, se dirigiu aos missionários antes da oração final: “A Bíblia diz que o Espírito Santo do Senhor está sobre todo aquele que é enviado, que é servo. (…) A vida de vocês nunca mais será a mesma, e tenha certeza que a vida deles, daqueles que a gente não conhece ainda, também nunca mais será a mesma”.