Escola de Missão do UNASP forma 140 alunos no primeiro semestre
A Escola de Missão do UNASP Engenheiro Coelho formou 140 alunos no primeiro semestre de 2021. A formatura aconteceu na Igreja UNASP na última sexta-feira (18) à noite e foi transmitida via YouTube, sendo um momento de grande celebração para os estudantes. Cerca de 50 alunos estavam presentes no local e 90 acompanharam de maneira […]
Texto: Hellen Piris | Edição: Theillyson Lima
A Escola de Missão do UNASP Engenheiro Coelho formou 140 alunos no primeiro semestre de 2021. A formatura aconteceu na Igreja UNASP na última sexta-feira (18) à noite e foi transmitida via YouTube, sendo um momento de grande celebração para os estudantes.
Cerca de 50 alunos estavam presentes no local e 90 acompanharam de maneira remota. As aulas ocorreram durante todo o semestre via Zoom, respeitando o distanciamento social e garantindo todos os cuidados contra a Covid-19. O Núcleo de Missão do UNASP já enviou a 30 países quase 800 alunos para missões de curto e longo prazo, desde 2015.
Na celebração a igreja foi decorada com bandeiras dos países dos cinco continentes e os formandos receberam uma camiseta com a frase “My field is the world” (Meu campo é o mundo). Um grupo musical composto por alunos de diversos países liderou o louvor.
Logo após, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Espiritual do UNASP, Pr. Henrique Gonçalves, compartilhou alguns testemunhos de pessoas que foram impactadas pela Escola de Missão. A mensagem central foi proferida pelo coordenador do Núcleo de Missão, o Pr. Caio Conceição, que falou sobre a importância da missão e instou os novos formandos a dedicarem suas vidas ao serviço.
A dinâmica da Escola de Missão
As aulas da Escola de Missão foram realizadas durante o primeiro semestre e duraram quatro meses. O pastor Caio Conceição explica que nela, “os alunos aprenderam a lidar com as diferenças culturais e de que maneira o procedimento como missionários pode facilitar ou dificultar a comunicação em uma realidade transcultural”. Os professores são especialistas nas temáticas abordadas, contam com o conhecimento técnico e uma vasta experiência no campo missionário.
O coordenador do Núcleo garante que, “a maior importância de realizarmos uma formatura de missionários é criarmos uma cultura de formação e envio de missionários dentro do campus”, e que além disso, “o objetivo também é mostrar para o mundo que o propósito principal do UNASP é a formação de missionários”.
Uma das formandas, a estudante de tradutor e intérprete Rute Andrade, conta que sempre teve interesse em fazer missão, e por isso buscou o Núcleo para entender o processo de como se tornar um missionário. Ela explica que o aprendizado foi fundamental para o seu desenvolvimento como futura missionária, e que aprendeu lições valiosas que espera poder aplicar. “Me senti realizada, pois consegui dar um grande passo para o meu desejo de ser missionária. Fiquei muito feliz e também ansiosa”, ressalta.
Ela planeja fazer missão no primeiro semestre de 2022 e afirma que seu maior objetivo ao ser missionária é “falar de Jesus para outras pessoas que não O conhecem, servir o próximo e conhecer lugares e culturas diferentes”.
“Ser missionário é um privilégio para todo cristão”
O formando em Engenharia Civil, Caio Godoy, também compartilha o amor pelo trabalho missionário. Ele atua no setor do Núcleo de Missões há três anos e meio e já realizou cinco missões em diferentes países. Ele conta que antes mesmo de começar a atuar nesse setor tinha decidido ser um missionário, e a oportunidade de trabalhar com esse tema confirmou ainda mais a decisão. “Tenho a missão como algo essencial para a minha vida, por isso decidi trabalhar no núcleo”, afirma Godoy.
Ele indica que aprendeu muito durante os últimos anos e pretende utilizar esses conhecimentos para ajudar outras pessoas. Além disso, Godoy acredita que ser “missionário é um privilégio para todo cristão”, e por esse motivo, deseja dedicar sua vida à missão. “Seja na cidade em que eu estiver ou nos confins da terra, quero ser missionário e servir quem precisar de mim”, assegura.