Estudante de comunicação do Unasp apresenta trabalho em encontro da Unicamp
O contato com o grupo de pesquisa oferecido pelo Unasp foi um dos principais incentivos para o estudante O estudante de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, Michael Wesley, apresentou seu trabalho científico no 6º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC) da Unicamp. O […]
Texto: Thaís Fowler
O contato com o grupo de pesquisa oferecido pelo Unasp foi um dos principais incentivos para o estudante
O estudante de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, Michael Wesley, apresentou seu trabalho científico no 6º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC) da Unicamp.
O EDICC é um evento que visa promover discussões relacionadas à produção e divulgação de conhecimentos nas áreas de ciência, tecnologia e cultura. Válido para os cursos de comunicação como, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. Para Michael, participar de grupos de estudos oferecidos pela faculdade, abre novos caminhos e mostra novos horizontes. “O maior impacto em participar de grupos de estudos científicos é poder saber que a visão que eu tenho é minúscula no universo. Professores com conhecimento vasto, nos mostram novos caminhos e isso é muito importante”, relata.
O tema da pesquisa apresentada pelo universitário foi “A ressurreição da finitude: a relação entre morte e consumo da modernidade líquida”. A ideia de falar sobre este tema surgiu durante a leitura do livro do autor Mark Manson. Então a partir dos conceitos do autor, ele baseou seu estudo. “Através do artigo eu busquei mostrar que o consumismo faz com que a gente esqueça de temas importantes da vida, como o próprio enfraquecimento, evelhecimento, fracasso e a morte. O consumo nos faz esquecer que somos mortais”, explica o aluno.
Iniciação científica
Segundo a professora dos cursos de comunicação do Unasp, Andreia Moura, a pesquisa apresenta um universo vasto e qualquer assunto de interesse podem ser aplicados, inclusive, em grupos de pesquisa. “O primeiro passo da iniciação científica é gostar de saber mais sobre algum tema específico. Então se você tem algum interesse nessa área é importante se aproximar de algum grupo de pesquisa e lá você vai encontrar caminhos de investigação dentro das vásrias vertentes possíveis”, enfatiza.
Os cursos de comunicação do Unasp oferecem três grupos de pesquisa estabelecidos. O Exelsior, grupo que estuda mídia e religião coordenado pelos professores Allan Novaes e Felipe Carmo; C.I.N.E, estuda o coletivo de investigação em novas estéticas sob direção do professor Matheus Siqueira e o Cultx, grupo focado no estudo da semiótica da cultura direcionado pela professora Andreia Moura. “Todos esses grupos são incentivos para levar os alunos a apresentarem suas produções em muitos eventos que aceitam a iniciação científica no Brasil”, afirma a professora.