Estudantes do Unasp contribuem com campanha sul-americana de qualidade de vida
Ao todo, foram quase 30 mil envolvidos do Unasp no projeto que visou distribuir gratuitamente livros e realizar feiras de Saúde para a comunidade.
Texto: Redação
Os estudantes e colaboradores do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) estiveram envolvidos no último sábado e domingo, 26 e 27 de maio, na campanha sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia conhecida como Impacto Esperança. Ao todo, foram quase 30 mil envolvidos do Unasp no projeto que visou distribuir gratuitamente livros e realizar feiras de Saúde para a comunidade.
Tradicional no meio adventista desde 2006, o Impacto Esperança envolve não apenas os fiéis dos templos, mas também os servidores das diferentes instituições da organização cristã. Para este ano, o tema da campanha foi transtornos emocionais trazendo como título do livro: O Poder da Esperança. Como tática, o Unasp se dividiu em três cidades com ações de extensão universitária.
“Enquanto instituição de ensino podemos contribuir com a Igreja não apenas com a força tarefa da entrega de livros, mas também com ações de serviço em Saúde para as pessoas. Transformar pessoas e locais é um dos princípios básicos do nosso Centro Universitário e manter as ações com a Igreja resulta em salvação para as pessoas”, comenta o reitor do Unasp, pastor Martin Kuhn.
Ao todo, foram entregues 115 mil exemplares grátis da literatura em locais como a praça da Sé, terminais de ônibus e estações do metrô na capital paulista e em cidades como Itu, Hortolândia e Campinas., no interior. Durante o sábado e domingo, os estudantes e colaboradores estiveram envolvidos também com Feiras de Saúde que atenderam uma média de 500 pessoas. Entre os serviços estavam a medição de pressão arterial, verificação de idade biológica, palestra sobre doenças emocionais, dicas culinárias entre outros serviços.
“Eu que sou avó de três netos e preciso cuidar deles, tenho que estar com a saúde em dia, se não a casa cai. Não gostei muito do resultado da idade biológica não, mas é um sinal que preciso me cuidar mais, mas adorei as receitas que a professora passou, também a dica do poder medicinal da água, que é de graça e a gente dá tão pouco valor”, confessa a dona de casa Katia Condiev.
Assim como aconteceu neste último final de semana, as ações de extensão universitária do Unasp, próprias ou em parceria, continuam nos próximos meses. Para Campinas e região metropolitana, o campus Engenheiro Coelho, Virtual e Reitoria da instituição pretende redobrar esta ação mais uma vez da entrega de livros e ações com Feiras de Saúde em mais um final de semana.
De maneira geral, em todo o Unasp, existem mais de 50 grupos de pesquisa e extensão universitária que trabalham com projetos de beneficio à sociedade. O reitor do Unasp reforça esse viés do Centro Universitário que hoje recebe o selo de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
“O aluno que possui em seu currículo uma experiência de voluntariado, com ações em sua comunidade local ou mesmo internacional, já vai para o mercado de trabalho com um plus. Nosso objetivo é dar uma formação completa aos nossos alunos”, finaliza o reitor.
Para ver como foi o Impacto Esperança em todo o Estado de São Paulo, assista:
Por Luisa Nakayama e Mairon Hothon