Estudantes do UNASP dedicam suas férias para a comunidade de Bocaina na Bolívia
Jovens voluntários atenderam a necessidades sociais e missionárias em Bocaina.
Texto: Natália Goes | Edição: Theillyson Lima
O UNASP, através do Centro de Voluntariado e Missão, enviou jovens missionários a diversos lugares do mundo para ajudar de forma voluntária com ações sociais e missionárias. Entre os dias 26 de junho a 13 de julho, um grupo de 16 estudantes foi até Bocaina, na Bolívia, para fazer o bem, dedicando parte de suas férias.
O projeto foi planejado em 2019 no campus Hortolândia, e a primeira execução seria em 2020, por conta da pandemia não foi possível a realização do projeto na época. Em 2022 o campus Engenheiro Coelho abraçou o projeto e enviou os alunos para Bocaina. O objetivo principal foi reavivar os membros e prestar os atendimentos necessários para a comunidade.
Luana Oliveira, aluna do curso de Psicologia, que foi líder do grupo relata que já participou de outras missões, mas nunca fora do Brasil, ela ainda diz que a missão da Bolívia era um sonho de quase 3 anos e que “realizar esse sonho foi sensacional”.
Ações na comunidade
Os estudantes ajudaram de diversas maneiras. Foram realizadas atividades para a comunidade de Bocaina como: a pintura do posto de saúde e da quadra de futebol, feira de saúde, feira de beleza, Escola Cristã de Férias e início da construção da cozinha para a igreja. Além do evangelismo com a igreja e o clube de desbravadores, cuidando da parte espiritual.
A Escola Cristã de Férias acontecia as tardes das 14h às 16h e as reuniões do evangelismo aconteciam durante as noites a partir das 19h. As atividades impactam a comunidade bem como os missionários. “Deus nos usa para impactar pessoas e usa as mesmas pessoas para nos impactar, um dos maiores desafios foi a língua e falar para as pessoas em espanhol”, relata a líder do projeto.
As ações realizadas no projeto impulsionam a igreja local e incentivam os missionários locais a continuarem o trabalho. “Ainda falta terminar de construir a cozinha e é lindo ver o envolvimento das pessoas lá. O pastor distrital é muito missionário e o casal que lidera aquele povo, Leni e Ronaldo, que estão há 30 anos lá como missionários e continuarão o projeto”, afirma Luana.
A missão ajuda o jovem estudante a ter um conhecimento mais amplo a respeito de cosmovisões diferentes e um crescimento pessoal, interpessoal e espiritual. “A missão me faz relembrar meu propósito de vida, quem eu era, quem eu sou e quem eu vou ser”, confirma a líder do projeto.
O pastor Caio Conceição, líder do Centro de Voluntariado e Missão, também fala dos benefícios que o aluno universitário tem quando participa de um projeto de voluntariado. “A visão de mundo, a visão a respeito dos outros, a visão a respeito dele mesmo expande e isso traz um crescimento que só o voluntariado e missão proporciona. Além de agregar valor para o mercado de trabalho, traz benefícios pessoais, interpessoais, profissionais e espirituais”, finaliza Caio.