EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DO GROWING DISCIPLES INVENTORY (GDI) VERSÃO INFANTIL PARA USO NA LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL
Autores: Helena Brandão Viana e Roberta Rodrigues de Oliveira Guimarães Link do artigo na íntegra: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14847 Texto: Emily Cardoso Santana | Revisão: Jéssica O. Frade e Naomi Vidal Ferreira A pesquisa responde a qual pergunta? Esta pesquisa busca validar a escala Growing Disciples Inventory (GDI) para o português. O GDI trata-se de uma ferramenta eficiente […]
Texto: Redação
Autores: Helena Brandão Viana e Roberta Rodrigues de Oliveira Guimarães
Link do artigo na íntegra: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14847
Texto: Emily Cardoso Santana | Revisão: Jéssica O. Frade e Naomi Vidal Ferreira
A pesquisa responde a qual pergunta?
Esta pesquisa busca validar a escala Growing Disciples Inventory (GDI) para o português. O GDI trata-se de uma ferramenta eficiente para determinar o crescimento e desenvolvimento espiritual de crianças e adolescentes nas instituições de ensino.
Por que isso é importante?
Este estudo fornece ferramentas que podem ser utilizadas para medir a espiritualidade nas vivências infantis, o que deve contribuir com as escolas e pesquisadores interessados neste tópico. A validação permite que os testes possuam a eficácia comprovada de forma concreta e científica, pois garante que eles de fato medem o que se propõe a medir.
Quais foram os resultados?
Para poder validar a ferramenta, foi necessário realizar um extenso processo que passou por seis estágios diferentes, incluindo a tradução, retro tradução, realizada por indivíduos fluentes em inglês e português, e adaptação. Após as adaptações realizadas (levando em consideração o contexto cultural brasileiro), o questionário foi ajustado e aplicado nos sujeitos da pesquisa, a fim de realizar o processo de validação. A aplicação ocorreu em 797 respondentes, que precisaram responder questões que foram distribuídas em quatro fatores diferentes, incluindo: 1. Conectando-se com Deus, consigo mesmo e com os outros; 2. Compreendendo Jesus e Seus ensinamentos; 3. Envolvendo-se na missão divina de restauração; e 4. Viver em comunidade, ajudando uns aos outros a conhecer, amar e servir. Para ter certeza da confiabilidade do teste, os dados foram submetidos a análises estatísticas, que demonstraram que a abordagem utilizada no instrumento é apropriada.
Este estudo permitiu aumentar os instrumentos disponíveis para se produzir conhecimento na área de espiritualidade infantil no Brasil, pois o processo de validação permite que a ferramenta seja empregada com confiabilidade por outros pesquisadores interessados nesta temática. Além da validação do instrumento, no entanto, os resultados enfatizaram o impacto que a comunidade e a liderança espiritual possuem no desenvolvimento espiritual de crianças.