Acontece no UNASP

Festival de Missões incentiva alunos a se dedicarem ao voluntariado

Eventos ao longo do último fim de semana une alunos e comunidade no serviço missionário local e transcultural.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O UNASP campus Engenheiro Coelho promoveu um Festival de Missões durante todo o fim de semana, com eventos dentro e fora do campus. Na sexta-feira à noite um culto especial foi realizado, que apresentou aos alunos e à comunidade a importância de ser um missionário, seja na própria região ou do outro lado do mundo. 

Festival de Missões movimento o UNASP no fim de semana.
Alunos e funcionários que participaram de missões nas últimas férias. Foto: AICOM

Além disso, o culto contou com a presença dos voluntários enviados pelo UNASP para programas de voluntariado de curto prazo durante as férias de verão, divulgação dos ministérios missionários da instituição, apresentação do Coral UNASP e estandes dos diferentes projetos missionários que o campus oferece. 

O pastor Danny Bravo defende que a missão é o “coração do UNASP”. “Hoje toda a nossa visão de desenvolvimento espiritual tem a missão como seu ápice. Então poder ter cada vez mais esse espírito no colégio é a gente apontando a direção certa”, sugere.

A ideia de criar os Festivais de Missões surgiu em 2019, com o objetivo de voltar às origens do UNASP e reforçar a importância de enviar missionários por todo mundo. O pastor Walid Reda, responsável pelo Núcleo de Missões do UNASP campus Engenheiro Coelho, explica que todo cristão é chamado para ser um missionário.

“Aqui no UNASP a gente precisa falar de missão, para poder deixar bem claro para os alunos que eles precisam ter essa experiência enquanto estiverem aqui, é dar a oportunidade deles ouvirem e agirem também. Por isso o festival é tão importante”, explica.

Eventos

Além do culto de sexta, a Pastoral do UNASP promoveu o Tell the World, um evento que uniu os alunos no estudo de diferentes culturas e religiões. Nas discussões, compartilharam seus conhecimentos e refletiram sobre como falar sobre Jesus para pessoas em diferentes espaços sociais.

No sábado de manhã os alunos e a comunidade também foram aproximados do mundo missionário por meio do culto divino. À tarde, o Coral UNASP visitou a Praça Charles Miller, em São Paulo, para participar da comemoração do Dia do Jovem Adventista. A missão sempre foi um aspecto central para os alunos adventistas, que tiveram a oportunidade de celebrar seu dia com o foco no voluntariado.

O UNASP também levou um grupo de alunos para participar de uma ação em Santo Antônio de Posse. Lá, os jovens se envolveram na conscientização da comunidade contra a dengue e promoveram um culto jovem para a comunidade da cidade. 

No último dia do programa os alunos foram convidados para participar do Cross da Missão, uma atividade que envolveu desafios físicos e mentais para prepará-los para o campo missionário. Os envolvidos em nove times, com 10 a 12 integrantes, receberam uma cor para representar seu grupo e realizaram atividades que refletiram sobre o papel do missionário, com versículos bíblicos e orações. 

Cada atividade foi pensada para mostrar aos participantes como superar desafios enquanto missionário. A premiação dos três primeiros colocados é um incentivo financeiro para que as equipes enviem pelo menos um de seus membros para atividades de voluntariado, seja no Brasil ou em uma atividade transcultural.

Impacto para os alunos

O aluno do curso de Rádio e TV Gabriel Frigatti participou das programações de todos os dias do festival. Ele se alegra por sentir por meio das atividades do evento que Deus o chama para participar da missão. Ele também passou a  ter uma nova visão do que significa ser um missionário: “não é somente aquele que está indo, mas também aquele que está orando, doando, trabalhando onde está, intercedendo, usando seus dons e habilidades”, completa.

O pastor Danny Bravo esclarece que o evento ajuda cada um dos envolvidos a despertar o desejo de servir a alguém como missionário. “Tem muita gente que depois de um festival desse, a gente já ouviu nos outros anos, tem um despertamento para poder servir e a gente descobre novos missionários”, declara.

Tell the World fez parte do festival de missões.
Programação continuou na igreja das árvores com o Tell the World. Foto: AICOM

Veja mais