Formatura de Comunicação Social e Jornalismo inclui inovação digital na celebração
Os formandos de Comunicação Social e Jornalismo celebraram a conquista do diploma na igreja do campus Engenheiro Coelho ontem à noite (12). Ao todo, 49 estudantes estiveram presentes e outros 12 encerraram as atividades da Graduação de maneira online. Após quase um ano de atividades remotas, os alunos puderam se reencontrar e comemorar a vitória […]
Texto: Ana Clara Silveira
Os formandos de Comunicação Social e Jornalismo celebraram a conquista do diploma na igreja do campus Engenheiro Coelho ontem à noite (12). Ao todo, 49 estudantes estiveram presentes e outros 12 encerraram as atividades da Graduação de maneira online. Após quase um ano de atividades remotas, os alunos puderam se reencontrar e comemorar a vitória mesmo em um ano atípico.
Além dos discursos, o batismo da formanda em Jornalismo, Mariana Avanzzi, representou uma superação. “Ao longo desses quatro anos passei por momentos difíceis. Decidi compartilhar essa decisão com minha turma. A Graduação me causa muito felicidade, mas ter Deus guiando nossos passos, abrindo portas é muito melhor”, comemorou.
Distância superada
Muitas famílias viajaram de outros estados para acompanhar os formandos. Laysa Blenda celebrou a presença dos pais e irmão que vieram de Sergipe. “Eu não estaria aqui se não fosse pela minha família. Ter eles aqui é um presente e o ápice de tudo que passei. É a confirmação de uma celebração”, afirma.
Para o pai da formanda, Valdson de Jesus, “os pais se realizam mais nos filhos do que neles mesmos e cada conquista dos filhos tem um valor inigualável”, disse. Ele acrescentou que estar inserido em outro ambiente para ver a conquista da filha é um momento ímpar.
Os amigos que não puderam estar presentes acompanharam a cerimônia por meio da transmissão no Youtube. Mesmo distante, Deborah Cardoso acompanhou o evento de forma online e afirma que esteve “muito animada e orgulhosa da amiga e irmã Laysa”.
No caso de Rafael Cardoso, formando em Rádio e TV, não foi possível estar presencialmente por conta do cuidado com as avós que fazem parte do grupo de risco da COVID-19. No entanto, acompanhou a programação online e comemorou em família.
“ O sentimento é de agradecimento aos pais e família, e também nostalgia por todo o tempo de aprendizado nos quatro anos de curso que ofereceram muitas oportunidades de carreira”, afimou Rafael. O formando ainda acrescenta que pretende seguir com o trabalho e outras atividades missionárias nos anos seguintes.
Novas possibilidades
Apesar das mudanças em virtude da pandemia, todas as atividades da instituição foram mantidas de maneira remota. Para o ano de 2021, o UNASP vai oferecer Jornalismo e Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na modalidade EaD. Segundo o coordenador do curso, Rodrigo Follis “o Unasp tem um desafio no pós pandemia de continuar relevante”. Ele acredita que é preciso atender as multifacetas do aluno e se reinventar.
“É preciso continuar aliando a modalidade presencial a tecnologia. Além disso, usar o Ead para atingir uma grande massa e o presencial para atender a outra demanda. É preciso reaprender como será a comunicação a partir de agora e formar profissionais prontos para o novo mundo”, concluiu.
O UNASP busca oferecer experiências para a vida e, sobretudo, princípios e valores além do ensino. A formatura encerra o ciclo dos comunicadores e abre oportunidades de atuação no mercado de trabalho.