Acontece no UNASP

Hortolândia sedia primeiro UNASP Sports Day

O evento promove a integração entre as unidades do Colégio UNASP, fortalecendo os vínculos de amizade através do esporte.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia sediou o 1° Sports Day no último domingo (26). O evento reuniu cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental II e Médio das três unidades do Colégio UNASP, que representaram a atlética de cada campus. Nesta primeira edição, as modalidades esportivas presentes foram voleibol, queimada, natação individual e de revezamento, tênis de mesa, corrida de velocidade e de revezamento, salto em distância e arremesso de peso.

Os estudantes foram divididos em três categorias: a mirim, que envolve os alunos do sexto e sétimo ano, a infantil, dos alunos do oitavo e nono ano, e a juvenil, do Ensino Médio. Além disso, o UNASP Sports Day proporcionou aos alunos do curso de Educação Física, que realizaram a parte técnica do evento, uma vivência prática do que é o trabalho deles no futuro.

As experiências

O estudante do segundo ano de Técnico em Enfermagem João Victor Provasi optou por participar das modalidades natação individual e de revezamento, onde conquistou duas medalhas de prata para a Atlética UNASP Dogs, do UNASP campus São Paulo. “Foi muito gratificante ver todo mundo se unindo. Torcemos e lutamos para ganhar, mas além de tudo, nos divertir”, comemora.

Para Victor Gaspari, também aluno do UNASP campus São Paulo, participar do campeonato de vôlei trouxe muitas lições e experiências reconfortantes. “O mais legal de tudo foi conhecer tanta gente nova e legal”, conta.

Eduarda Massaro, aluna do primeiro ano do Ensino Médio no Colégio UNASP – unidade Hortolândia, disputou nas modalidades de salto em distância, vôlei, corrida de 100 metros e revezamento, natação individual e revezamento. A aluna ganhou uma medalha de prata e duas de bronze. “Mesmo com as atléticas sendo rivais dentro de campo, eu tive a oportunidade de fazer novas amizades”, diz. Ela, que ainda tem mais dois anos escolares, promete aproveitar todas as edições que participará no futuro.

No fim do dia de jogos, foi realizada uma cerimônia que premiou os alunos e atléticas vencedoras das modalidades esportivas. A atlética que ficou em primeiro lugar foi o UNASP Roosters, de Engenheiro Coelho. Em segundo e terceiro, o UNASP Tigers, de Hortolândia e o UNASP Dogs, de São Paulo, respectivamente.

A importância do UNASP Sports Day

Segundo a diretora do Colégio UNASP unidade de Hortolândia, Vilma Andrade, o evento promove integração entre as unidades da Escola Básica, fortalece vínculos de amizade e de companheirismo por meio do esporte. “Esse evento tem um valor imensurável para eles. Ele ensina resiliência. Mostra que a nossa vida não é feita só de vitórias e faz com que eles entendam que o processo sempre ensina coisas boas”, explica.

Para o vice-reitor da Educação Básica do UNASP e diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romaneli, o objetivo do evento é colocar em prática o tripé da Educação Adventista: o desenvolvimento físico, mental e espiritual. “O principal não é a vitória, não é saber quem é o melhor, quem vai ficar em primeiro lugar. O grande objetivo é proporcionar aos nossos alunos, como diz o nosso lema, experiências para a vida”, diz.

Segundo o diretor-geral, a estrutura do UNASP proporciona a oportunidade de realizar esse evento em campus diferentes a cada ano. “Nessa edição, o campus de Hortolândia está sediando. Em 2024, será no UNASP campus São Paulo e em 2025 no UNASP campus Engenheiro Coelho. No ano seguinte, o rodízio se inicia novamente”, conclui.

Veja mais