História

II Reencontro Coral Carlos Gomes: Uma celebração que resgata memórias

O reencontro transmitiu que a experiência oferecida pelo UNASP, através da música e da arte, é capaz de unir corações e transcender o tempo, deixando uma marca duradoura nas vidas daqueles que têm o privilégio de fazer parte dela.

Texto: Thaís Fowler

No último final de semana, o UNASP campus São Paulo foi palco de um evento emocionante e repleto de nostalgia: o II Reencontro Coral Carlos Gomes. Essa celebração especial marcou um momento único para os antigos membros do coral, proporcionando uma oportunidade de reviverem memórias musicais e reforçarem laços afetivos.

O reencontro foi realizado no UNASP, campus São Paulo. Local de grande significado para muitos dos ex-coristas, pois foi ali que muitas das histórias musicais desse grupo foram escritas. O evento contou com uma programação emocionante, com ensaios prévios para relembrar as músicas marcantes que fizeram parte do repertório do coral ao longo dos anos.

Mais uma vez, o palco tornou-se testemunha das vozes harmoniosas que, juntas, cantavam com o coração. No sábado (29), 150 alunos e ex-alunos, que fizeram parte do coral, se uniram em coro para cantar músicas marcantes, como: Hino batalha, Com som de trombetas, Benção Antiga, Faça sua vida um hino de louvor, entre outras.

Muitos ex-coristas guardavam lembranças inesquecíveis dos ensaios, das viagens para apresentações e das amizades forjadas ao longo da jornada. Esse reencontro proporcionou uma oportunidade ímpar de compartilhar essas memórias, relembrando momentos que fizeram parte de suas vidas. “Esse momento nos trouxe lembranças lindas de amizade, estudo, dedicação, comunhão, encontro com Deus, namoro. São tantas coisas que vivemos aqui, e o coral Carlos Gomes sempre esteve presente em todas”, relembra pastor Stanley Arco.

A experiência vivida no Coral Carlos Gomes marcou a vida de muitos. Seja pelos amigos feitos no grupo ou pelo que essa vivência influenciou na trajetória pessoal e profissional . Para alguns, a música foi uma fonte de conforto e esperança em momentos difíceis; para outros, a experiência no coral inspirou carreiras musicais e acadêmicas. “A vivência no Carlos Gomes, a influência direta do maestro Turíbio de Burgo na minha vida musical, é muito forte. Isso marcou o pilar para que eu pudesse trilhar essa trajetória na música”, conta Lineu Soares, maestro.

O primeiro coral da Igreja Adventista

Conhecido por sua trajetória notável no cenário musical, o Coral Carlos Gomes é um dos coros mais antigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, tendo sido formado há mais de oito décadas. Por anos, esse grupo vocal conquistou o público com suas apresentações marcantes. No entanto, a sua formação está ligada ao início do UNASP, campus de São Paulo, em 1915.

Em 1920, a estudante norte-americana Alma Meyer começou a reger o coral, designado então Coro Miriam. Ela foi aluna da primeira turma do seminário e se formou em 1922. Entre 1935 e 1938, a professora americana Catharina Downs, conduziu o Coro Miriam, que desempenhou principalmente funções litúrgicas. Em 1941 o coral recebeu o seu nome atual e mais conhecido, Coral Carlos Gomes.

Anos 1920 Coro do Seminário – Foto: acervo Centro de Memórias UNASP

Veja mais