Cultura e Ciência

III SIAGROS incentiva a responsabilidade com o meio ambiente para o futuro

O evento reuniu a direção do UNASP, alunos, diversos produtores da região e estudantes do exterior.

Texto: Laura Rezzuto | Edição: Theillyson Lima

O UNASP, campus Engenheiro Coelho, promoveu o III Simpósio de Agronomia e Sustentabilidade (SIAGROS), que ocorreu durante os dias 17 à 19 de outubro, nos quais os alunos puderam usufruir de diversos conteúdos ministrados por profissionais agrônomos, através de seminários e palestras. Já no dia 20, a manhã foi totalmente dedicada à parte prática, no Campo do Conhecimento, onde os alunos puderam colocar a “mão na massa” e aproveitar para conhecer produtores e empresas da região, além de executarem atividades aprendidas em sala de aula.

SIAGROS teve dia no campo do conhecimento.
Campo do conhecimento teve dia de visitações. Foto: Fellype Willyam

O Simpósio é fruto da parceria entre o UNASP com as seguintes instituições: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Adventista do Chile, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Estadual de Campinas, Centro Universitário de Cascavel e o Centro Universitário Assis Gurgacz. 

“Esse evento é muito importante para que os alunos tenham contato com pesquisadores, professores e estudantes de outras instituições, que tenham outras linhas de pesquisa e outras áreas de clima temperado. Ter contato com essas tecnologias de fora pode se tornar um enriquecimento muito grande para os nossos alunos”, destaca o Doutor Walter Augusto, coordenador do curso de Engenharia Agronômica.

Iniciativa com um foco: o futuro

O evento ofereceu oito minicursos aos alunos, que não perderam tempo e aproveitaram para apresentar seus trabalhos e projetos, nos quais, vários, tiveram a chance de serem aceitos em uma revista científica. O objetivo da programação foi incentivar o ensino, a troca de experiências, treinamento, difusão de agrotecnologias e apresentação de trabalhos de pesquisas.

Participação dos alunos foi fundamental para o SIAGROS.
Participação dos alunos foi fundamental para o evento. Foto: Fellype Willyam

O aluno do quarto semestre de Engenharia Agronômica, Vithor Dias, conta como ele vê que o Simpósio pode influenciar na sua vida profissional. “Como aqui nós podemos conhecer diversas culturas e maneiras de trabalhar, independente de quão diferente possam ser uma especialidade e outra, a gente consegue absorver pontos de cada uma e aplicar em nossa carreira”, aponta o estudante.

Ensino, troca de experiências e resultados

A semana do SIAGROS foi preenchida por temas importantes para o futuro do mundo, mas, principalmente, significativos para o agora. As temáticas apresentadas pelos convidados e alunos, foram: água e solo, fitossanidade, energia na zona rural, geotecnologias e climatologia agrícola. 

Demonstrações de tecnologias da área foram realizadas. Foto: Fellyppe Willyam

“Os nossos alunos tiveram que preparar todos projetos e plantações, para que agora, no dia de campo, possam fazer as apresentações de fato. Por isso, agora é a hora de colocar a mão na massa, de forma prática, para que eles coloquem em prática tudo aquilo que ensinamos em sala de aula”, explica o Doutor Argus Cezar, diretor do Campo do Conhecimento.

Já para o diretor geral do campus, Carlos Ferri, é muito importante para o UNASP sediar um evento desta magnitude. “Ele proporciona várias coisas, como um aprendizado mais direcionado e contundente para o nosso aluno; troca de experiências, já que eles tiveram contato com palestrantes internacionais; além da pesquisa que eles desenvolvem aqui, que são revertidas para a sociedade e para o próprio campus”, finaliza.

O objetivo desse Simpósio foi incentivar o respeito pelo meio ambiente, viabilizar economicamente diversas atividades agrícolas, para que possam haver produção e qualidade de vida nas gerações futuras. Além disso, o evento também teve o propósito de estimular o crescimento científico, tecnológico e despertar o interesse dos participantes através dos debates, palestras, cursos e apresentações científicas.

Equipe de organizadores do SIAGROS.
Equipe de organizadores do SIAGROS. Foto: Aicom

Veja mais