Cultura e Ciência

International Country Fair celebra cultura e aprendizado em inglês

Alunos do bilíngue do Colégio UNASP unidade Engenheiro Coelho apresentam países por meio da música e comidas típicas.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo

A 11ª edição da International Country Fair, realizada pelo Colégio UNASP unidade Engenheiro Coelho no domingo (12), promoveu uma tarde de imersão cultural e em língua inglesa para alunos do programa bilíngue. O evento proporcionou aos estudantes a oportunidade de demonstrar sua fluência no segundo idioma por meio de apresentações orais, peças teatrais e músicas típicas de diversos países, incluindo Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Turquia e outros.

O programa bilíngue do Colégio UNASP proporciona imersão no idioma aos alunos. Foto: AICOM

Durante meses de preparação, os alunos se dedicaram à pesquisa e à vivência das culturas escolhidas a fim de construir decorações, promover apresentações e explorar a gastronomia típica de cada país.

Crescimento cultural e acadêmico

Para a vice-diretora do Colégio UNASP, Elaine Afonso, a feira é uma oportunidade de crescimento integral. “Os alunos se desenvolvem muito ao mergulharem nas diferentes culturas, conhecendo vestimentas, músicas e comidas típicas. Isso faz com que eles ‘viajem pelo mundo’ e aprimorem a segunda língua”, explica.

Elaine também ressalta que o envolvimento dos pais é muito significativo, pois eles ajudam a preparar roupas, comidas e detalhes das apresentações, incentivando até mesmo os países que não são representados pelos filhos. Isso reforça a comunidade afetiva e engajada do UNASP.

Turquia em destaque no Kinder Kids

Dayanne Biscliliari, professora do Kinder Kids bilíngue, equivalente ao maternal, explica que sua turma, junto com os pais, escolheu representar a Turquia. O baklava e o pide – uma sobremesa feita com massa folheada, nozes e calda de mel e um pão assado em formato de barca recheado com queijo ou vegetais, respectivamente – foram selecionados para a parte gastronômica.

Além disso, as crianças ensaiaram durante meses uma apresentação com música típica do país. “Durante a preparação, mergulhamos os alunos na cultura da Turquia, trabalhando com símbolos típicos como balões, gatos e tulipas”, explica Dayanne.

Segundo a professora, os pais participaram ativamente, ao contribuir financeiramente ou ajudar na preparação das comidas, que depois foram vendidas. O valor arrecadado é destinado a um projeto especial realizado na Semana da Criança, chamado Spring Games.

Representantes da Turquia na Country Fair. Foto: AICOM

Aprendizado prático e habilidades diversas

Para representar o Brasil, Yasmim Silva Raupp, do Teens C, interpretou uma jovem skatista famosa. Para a aluna, o evento é um dos mais aguardados do ano, e esta foi sua última participação, já que em breve seguirá para o ensino médio. “Meu objetivo é tentar entrar no High School por meio da prova, o que vai me ajudar bastante nos estudos de inglês”, conta.

Drielle Gonçalves, professora dos Teens B e C, explica que, além da apresentação de peças e da venda de comidas típicas, como salgadinhos de festa, pão de queijo, açaí e brigadeiro, o processo de preparação também contribui para o desenvolvimento dos alunos.“ Eles aprendem habilidades de gerenciamento de crises, habilidades manuais e outras competências”, conta.

Pais celebram o evento

Para os familiares, a Country Fair também é um momento especial. Juliana Caretti, mãe de Angelina, do Kinder Kids, conta que a filha ficou encantada com a música, as roupas e as atividades desde os preparativos. Por isso, ressalta a importância de expor as crianças a diferentes culturas desde cedo especialmente para aquelas que estão aprendendo inglês, para que percebam que podem “ganhar o mundo” com esse conhecimento.

Veja mais