Acontece no UNASP

MEC avalia o curso de Psicologia do UNASP campus Hortolândia com nota 5

A nota recebida é a máxima, em uma escala de 1 a 5.

Texto: Lana Bianchessi | Edição: Ana Clara Silveira

A comissão do Ministério da Educação (MEC) avaliou o curso de Psicologia do UNASP campus Hortolândia com nota máxima. O processo garante o cumprimento dos padrões exigidos e permite o prosseguimento do curso. O resultado foi nota 5, em uma escala de 1 a 5.  

Essa nota indica que o curso foi bem avaliado, além de refletir a qualidade do curso, levando em consideração critérios como organização didático-pedagógica, docentes e infraestrutura. Com esse resultado positivo, o MEC autorizou a continuidade da oferta do curso, porque ele atende a todos os requisitos.

O curso de Psicologia 

O curso de Psicologia do UNASP tem um corpo docente formado por mestres, doutores e pós-doutores com ampla experiência no mercado de trabalho, capacitando os alunos para a intervenção em instituições educacionais e de saúde. Durante o curso, o estudante aprende a desenvolver habilidades para o diagnóstico, o tratamento clínico, a orientação e o planejamento. 

Por meio dos programas de estágio obrigatório, o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, demonstrando a infraestrutura profissional que o UNASP tem. Além disso, no decorrer do curso, os alunos desenvolvem trabalhos de pesquisa com diversas abordagens, metodologias e temas.

Os alunos se formam no curso qualificados com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Está apto a exercer a profissão com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. O profissional formado no curso de Psicologia do UNASP tem aptidão para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo.

A coordenadora do curso de Psicologia do UNASP campus Hortolândia, Joene dos Santos, conta que a nota 5 “representa o resultado e reconhecimento da dedicação de um grupo de professores e funcionários que trabalham de forma integrada para proporcionar uma formação com fundamentação científica, baseada em valores éticos e conectada aos desafios da realidade socioeconômico de nossa região e nosso país”, comemora. 

Avaliação do MEC

A nota do curso é alcançada por meio de indicadores derivados de três dimensões de avaliação:

O Ministério da Educação observa a qualidade do ensino oferecido, as pesquisas conduzidas na instituição, os cursos de extensão, a responsabilidade social, as instalações físicas, a eficiência da gestão e os docentes.

Joene ressalta que a importância de uma nota 5 na avaliação do MEC é significativa, pois ela representa um reconhecimento público da excelência do curso. “Indica que a instituição está cumprindo com os padrões de qualidade estabelecidos pelo MEC, oferecendo uma formação sólida e preparando seus alunos de maneira eficaz. Também representa o compromisso e sentimento de pertencimento dos nossos alunos com o curso e com o UNASP. Sobretudo, representa a benção, bondade e fidelidade do Senhor que até aqui tem conduzido os nossos passos”, completa a coordenadora.

Veja mais