Mega Class do UNASP desperta interesse dos alunos pela pesquisa científica
No novo formato de aulas online do UNASP, encontra-se a Mega Class, que engloba também a disciplina de Metodologia de Pesquisa. Hoje (20), os alunos dos três campi do UNASP (São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho), tiveram a primeira aula da matéria neste modelo com o professor Dr. Francislê Neri, doutor em Didática das Ciências. […]
Texto: Aira Annoroso
No novo formato de aulas online do UNASP, encontra-se a Mega Class, que engloba também a disciplina de Metodologia de Pesquisa. Hoje (20), os alunos dos três campi do UNASP (São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho), tiveram a primeira aula da matéria neste modelo com o professor Dr. Francislê Neri, doutor em Didática das Ciências.
Durante a Mega Class, os universitários participaram do “mega game”. Na primeira etapa do jogo, eles precisaram identificar quais eram as partes e/ou etapas de uma pesquisa, acessando através de um QR Code disponibilizado no vídeo. Na segunda parte, também através do QR Code, eles assinalaram quais ações não devem fazer parte de um processo de pesquisa. Além disso, Neri explicou quais dimensões da pesquisa são as mais importantes ou vitais e por qual motivo é necessário estabelecer a Questão de Pesquisa – que segundo ele, o aluno deve gastar o tempo que for preciso para definir isso, pois “se não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”, disse. E dando continuidade, o docente mostrou como deve ser uma questão de pesquisa, e instruiu como formulá-la.
“Eu achei uma matéria muito interessante, pois ela faz interações com o aluno, apesar de não estar acontecendo de uma forma 100% síncrona. Foram colocadas atividades e foi solicitado para os alunos que comentassem sobre o que estava sendo tratado. Gostei dos conteúdos que foram todos bem explicados, o professor foi bastante competente para fazer as explicações e pude ter uma noção sobre o que irei aprender durante o semestre. Foi proposto também mini games para melhorar na interação e também foi importante para poder aprender melhor sobre o conteúdo”, explicou a aluna Larissa Correia, do 2º semestre do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, do UNASP campus São Paulo. Em contrapartida, o aluno Larryson Borges, do mesmo curso, revelou que até se sentiu mais motivo a realizar uma pesquisa.
Durante a Mega Class, Neri afirmou que para a ciência progredir, é necessário pensar fora da caixa. “Pesquisa é 50% inteligência cognitiva e 50% inteligência emocional”, completou.