Mestrado em Teologia do UNASP é aprovado e inicia processo seletivo
Reconhecido pela CAPES no ano passado, o programa foi oficialmente aprovado após publicação de portaria do MEC.
Texto: Victor Bernardo
O UNASP recebeu autorização do Ministério da Educação para abertura do Mestrado em Teologia. O programa já havia sido aprovado pela CAPES – órgão do ministério responsável pela pós-graduação – no ano passado.
ACESSE O PROCESSO SELETIVO AQUI

O Mestrado em Teologia já existia no UNASP, reconhecido e valorizado do ponto de vista religioso, pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Agora, após o cumprimento dessas duas etapas, tem o aval governamental para sua continuidade.
Liberação do Edital
A partir da liberação, o UNASP disponibilizou o edital do programa. Serão ofertadas 30 vagas, a serem preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo.
Para a classificação, os candidatos passarão por um exame de proficiência em língua estrangeira e língua bíblica (grego e hebraico), exame de conhecimentos teológicos e análise do projeto de pesquisa.
Confira as datas do processo seletivo:
07/02 – Início das inscrições
21/02 – Encerramento das inscrições
23/02 – Prova de conhecimento teológico
23/02 – Prova de proficiência em língua inglesa ou espanhola
23/02 – Prova de conhecimento nas línguas bíblicas (grego e hebraico)
25/02 – Entrevistas
02/03 – Divulgação dos resultados
02/03 a 14/03 – Período de matrícula
O Mestrado em Teologia no UNASP
O objetivo geral do Mestrado Acadêmico em Teologia é promover o estudo dos textos sagrados, tradições e linguagens religiosas do mundo bíblico em seu contexto arqueológico, histórico, cultural, artístico, literário e linguístico, além de sua recepção, interpretação e aplicação em diferentes tradições e sistemas hermenêuticos em conexão com a prática religiosa.
Do ponto de vista metodológico, o Mestrado em Teologia está vinculado às Ciências da Religião e Teologia. Ele contribui para a expansão dessa área, com linhas e projetos de pesquisa sobre o contexto histórico e arqueológico dos textos sagrados da tradição bíblico-cristã, sobre sua interpretação e recepção em diferentes tradições e confissões religiosas ao longo da história e também sua relevância e aplicação na atualidade.
Os egressos desse curso são docentes e pesquisadores capacitados para a investigação e ensino na área de Ciências da Religião e Teologia. Além disso, são habilitados a promover os valores éticos e existenciais das tradições religiosas bíblico-cristãs.