Acontece no UNASP

Ministério da Educação avalia o curso de Farmácia do UNASP com nota máxima

Em escala de 1 a 5, o curso recebeu nota 5, mostrando excelência em diversas exigências.

Texto: Natália Goes | Edição: Theillyson Lima

O curso de Farmácia do UNASP campus Engenheiro Coelho foi analisado pela comissão do Ministério da Educação – o MEC – com o intuito de verificar a qualidade dos padrões exigidos, para conceder a autorização da continuidade do curso. Em uma escala de 1 a 5, o UNASP recebeu nota máxima.

A nota 5 obtida na avaliação representa a excelência do curso, levando em consideração o corpo docente, a organização didático-pedagógica, bem como a infraestrutura. Com o resultado positivo, o Ministério da Educação autoriza que o curso continue a ser ofertado, já que atende a todas as diretrizes exigidas. 

Curso de Farmácia

O curso de Farmácia do UNASP tem duração de cinco anos e proporciona ao aluno uma formação completa unindo a teoria com os experimentos e práticas em laboratórios tecnológicos. Com um corpo docente qualificado, as aulas são orientadas por metodologias que abordam conteúdos das áreas de exatas, humanas e biológicas. 

Durante as aulas, os alunos aprendem a desenvolver medicamentos, bem como todo o processo de manipulação e funcionamento da indústria farmacêutica. Além disso, o curso proporciona ao aluno uma imersão na pesquisa científica desde o começo do curso.

Para a coordenadora Alanny Rocha, a nota máxima é um importante indicador de que o curso está no caminho certo para oferecer um ensino de excelência. “É uma conquista coletiva, e todos os envolvidos no curso têm o compromisso de mantê-la”, confessa. 

Processo de avaliação do MEC

A nota do curso é alcançada por meio de indicadores derivados de três dimensões de avaliação:

Segundo a coordenadora do curso, Alanny Rocha,  a nota máxima representa uma conquista muito importante, comemora. Ela continua falando que “ao ver o curso ser reconhecido com nota máxima no MEC, os alunos têm a certeza de que os professores, a coordenação e a instituição estão se empenhando e prezando por sua formação profissional, buscando prepará-los da melhor maneira possível para o mercado de trabalho”, conclui.

Para o doutor Marcelo Alves, diretor de Regulação do UNASP, esse resultado contribuiu para o excelente perfil regulatório da instituição em avaliações do MEC: “em 2023 já recebemos 10 comissões, sendo que em 60% dessas ficamos com nota máxima e na demais, com a excelente nota 4”. Ele lembra ainda que como instituição, o UNASP também possui nota máxima no MEC, alcançada na última avaliação em 2018.

Veja mais