Acontece no UNASP

Novo Ensino Médio: UNASP inicia proposta pedagógica nos três campi

Novo currículo e extensão de horas fazem parte das mudanças do Novo Ensino Médio para os próximos anos

Texto: Ana Clara Silveira

Os estudantes do Ensino Médio do UNASP começam a seguir um plano de ensino diferente em 2022. Além das áreas tradicionais, os ingressantes do primeiro ano podem escolher uma área de interesse a fim de estudar com mais profundidade. A proposta será aplicada gradativamente de acordo com o projeto previsto por lei em 2017 tanto para instituições de ensino públicas, como privadas.

As mudanças ainda incluem extensão na carga horária e foco na vocação profissional de cada estudante. As modalidades oferecidas pelo UNASP envolvem disciplinas como Empreendedorismo, Gastronomia, Saúde Esportiva e Marketing Digital. A escolha é feita a critério do aluno.

Preparação dos professores para o Novo Ensino Médio

A coordenadora pedagógica do campus São Paulo Sandra dos Reis explica que o diferencial do Novo Ensino Médio no UNASP foi o preparo dos docentes. “Os professores se debruçaram nesse novo método com reuniões regulares, a fim de entender as necessidades, itinerários e nova grade”, comenta.

A equipe também recebeu materiais da Casa Publicadora Brasileira, acesso a grade curricular, grupos de estudo e mergulho na estrutura de cada unidade de ensino. Segundo a coordenadora do campus Engenheiro Coelho, Thaís Lobo, algumas ações foram indispensáveis nesse aprendizado. “Lives do site ‘Sala dos Professores da CPB’, videoaulas, palestras, leitura de artigos e reportagens”, reforça.

Novos caminhos

A mudança caracteriza um desafio à instituição. Os objetivos apontados pela coordenadora do campus Hortolândia Jussara Barros para o Novo Ensino Médio no primeiro momento são: “tornar o ensino interessante, engajar o corpo docente e diversificar atividades”. Ela assegura que o principal diferencial do UNASP será “aperfeiçoar as habilidades dos alunos mediante a escolha profissional”.

A coordenadora Thaís complementa que a pandemia trouxe uma defasagem ao aprendizado de parte desses alunos, o que aumenta a necessidade de promover incentivo e acelerar o nível cognitivo dos alunos. “O reforço precisa acontecer e está previsto em lei”, frisa. Para Thaís, a sala de aula será um ambiente de muito aprendizado nesse novo formato. “Os professores tornam as aulas extremamente interessantes, diversificando a prática e dando a possibilidade de colocar o aluno em primeiro plano”, fortalece.

A professora Paula Strumiello, que coordena os três campi, considera que “o Novo Ensino Médio exigirá uma mudança nos padrões e abertura para as novidades que virão”. Ela afirma que a palavra-chave para essa nova proposta é interdisciplinaridade e, como gestora, entende a importância de ouvir os docentes. “Ambos deverão entender as expectativas e interesses dos discentes a fim de possibilitar uma escola que promova entusiasmo e interesse no processo de ensino e aprendizagem”, encerra.

Confira as modalidades do Novo Ensino Médio em cada campus:

CAMPUS SÃO PAULO

Matemática Aplicada e suas Tecnologias

CAMPUS ENGENHEIRO COELHO

Robótica e Programação

Educação Ambiental e Ecologia

CAMPUS HORTOLÂNDIA

Agricultura Sustentável

TRICAMPI

Empreendedorismo

Educação Financeira

Gastronomia

Marketing Digital e Social

Saúde Esportiva

Saúde e Bem-estar

A nova formação trará mais possibilidades para a escolha da graduação no UNASP.

Veja mais