Acontece no UNASP

Núcleo de Missões do UNASP campus Engenheiro Coelho envia voluntários à Missão Guiné-Bissau

Os missionários, que passaram o ano novo no continente africano, dedicaram suas férias ao serviço e pregação do evangelho.

Texto: Ana Beatriz Toyota | Edição: Ana Clara Silveira

Mais de 20 voluntários saíram do Brasil rumo à missão Guiné-Bissau em 27 de dezembro de 2023. Durante 21 dias diversas ações foram realizadas na Igreja Adventista de São Domingos, que se tornou um ponto de referência no atendimento e prestação de serviços na região de Cacheu. Segundo o Núcleo de Missões do UNASP, cerca de 150 pessoas foram atendidas por dia pela equipe de saúde, que tratou de doenças e ferimentos e distribuiu gratuitamente remédios para tratamentos pontuais e recorrentes.

Ações realizadas em Guiné-Bissau

Das necessidades observadas na região de Cacheu, a saúde teve um destaque. Durante a missão, a igreja de São Domingos se tornou uma central de atendimento. Além do serviço de emergência, que tratou ferimentos e infecções, na parte odontológica os voluntários puderam realizar 175 atendimentos, 350 extrações e 200 restaurações. O acesso à saúde bucal no país é precário e a equipe pôde contar com o apoio de três dentistas, além dos auxiliares que acompanharam de perto a realidade da região.

Na parte espiritual as ações foram voltadas ao objetivo de estabelecer a igreja local e torná-la conhecida. A classe bíblica criada em São Domingos chegou a ter mais de 30 estudantes da bíblia. Além disso,  também aconteceu uma série de evangelismo com o pastor Caio Conceição. Os voluntários ainda separaram atividades bíblicas e brincadeiras que visavam o aprendizado da bíblia para as crianças.

“O objetivo central da missão foi apoiar o término da construção da igreja na cidade de São Domingos e tornar a igreja relevante e conhecida na comunidade através das ações de amor e cuidado”, afirma o pastor Caio. O crescimento da igreja local é o foco para o futuro, além de mais atendimentos humanitários através do voluntariado. As ações da Missão Guiné-Bissau 2023 resultaram no batismo de cinco moradores da região de Cacheu. 

Durante a missão, cinco pessoas decidiram pelo batismo. Imagem: Pastor Caio Conceição.

Mais do que uma experiência

O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Paulo Victor, foi um dos voluntários da missão e  afirma que “quando você está em um ambiente missionário é impossível sentir a mesma coisa que é sentida em casa”. Ele sabe que precisa agir de forma diferente. “A experiência missionária transforma a vida espiritual dos voluntários radicalmente, pois temos um encontro verdadeiro com Cristo desde o nascer do sol até o findar do dia, durante os trabalhos apresentando Jesus, vendo ele através das pessoas e como ele age cuidando de tantos filhos em condições tão difíceis”, conta.

Equipe de voluntários da missão Guiné-Bissau. Imagem: Paulo Victor

Como missionário, Paulo trabalhou na classe bíblica, ensinando sobre o evangelho e o amor de Jesus. Ele revelou o amor de Deus pela comunidade atuando como auxiliar de dentista, realizando os procedimentos adequados à população que vive uma realidade onde a saúde bucal é quase inexistente. 

As ações também fluíram entre as necessidades de saúde, auxiliando médicos, pastores e também ajudando na construção da igreja local. Sobre o voluntariado, o pastor Caio Conceição declara: “A experiência missionária influencia diretamente a vida espiritual dos voluntários, pois ao sair da zona de conforto e comodismo, nos mobilizamos em amor a favor do próximo, e isso cura nossa alma e nos aproxima de Deus”.

Veja mais