Ensino Fundamental II encerra semestre em clima de jogos no OlimpIASP
Queimada, basquete, handebol, vôlei de areia e futsal são algumas das modalidades presentes nesta edição do OlimpIASP.
Texto: Gloria Barreto
O OlimpIASP já é uma tradição no Colégio UNASP campus Hortolândia. Esse ano o evento esportivo, que começou no dia 22 de junho e vai até terça(27), encerra o semestre letivo dos estudantes do Ensino Fundamental II. Como as modalidades são divididas segundo a faixa etária dos estudantes o evento se dividiu em três grupos:
- Sextos e sétimos anos – 21 de junho cerimônia de abertura e jogos nos dias 22, 23 e 24/06.
- Oitavos e nonos anos – 24 de junho cerimônia de abertura e jogos nos dias 25, 26 e 27/06.
- Ensino Médio – evento previsto para o início de agosto.
Modalidades do OlimpIASP
Para os alunos de sextos e sétimos anos as modalidades escolhidas para os jogos foram: queimada, basquete adaptado, handebol adaptado no campo e o futsal.
Para as turmas de oitavos, nonos e do ensino médio, entre as modalidades selecionadas estão os quatro esportes coletivos: basquete, futsal, handebol e vôlei na areia.
Além disso, durante todo o evento, os alunos têm a oportunidade de vivenciar outros tipos de modalidades disponíveis no complexo esportivo, como tênis de mesa, o paredão de escalada, bets, entre outras opções de lazer. “Fizemos isso para englobar os alunos que não estão jogando ou aqueles alunos que querem se divertir enquanto esperam o horário do seu jogo”, explicou o professor de educação física e organizador do evento, Rafael Del Bosque.
Confira as fotos da abertura do OlimpIASP dos sextos e sétimos anos clicando aqui.
Copa do Mundo no Qatar
Neste ano o OlimpIASP também usou a oportunidade dos jogos escolares para fazer com que os alunos se interessassem pelo evento esportivo mundial desse ano, a Copa do Mundo Qatar 2022.
“Criamos o projeto Qatar, onde cada turma escolheu um país da copa para representar durante o ano. A partir desta escolha, eles tiveram autonomia para fazer as camisetas que estão usando para jogar e torcer durante o OlimpIASP”, descreveu professor de educação física, Jefferson Neri.
A turma de Mateus Campos, aluno do sexto ano do Ensino Fundamental II, escolheu a Argélia como país para torcer e confeccionar as camisetas. O estudante conta que está participando do OlimpIASP pela primeira vez e está gostando muito dos jogos. “Quando eu estou jogando basquete ou queimada, minha turma está lá torcendo e quando eu não estou jogando, eu estou torcendo por meus amigos. É muito legal passar o dia com meus amigos”, disse o estudante.
Interação e diversão
Os jogos do OlimpIASP concluem suas atividades para o Ensino Fundamental na tarde desta terça (27) e voltam em agosto para as competições do Ensino Médio.
De acordo com organizador do evento, o projeto valoriza um dos principais remédios da natureza para a saúde, que é a atividade física. “E estamos promovendo o exercício através dos jogos e os benefícios são inúmeros para a saúde dos estudantes, uma vez que eles interagem e vivenciam desafios, enquanto se divertem com os amigos”, conclui Del Bosque.