Palestras inéditas celebram a Semana e Sábado da criação
Entre os dias 18 e 24 de outubro aconteceu a Semana e Sábado da criação. A celebração foi organizada por três grupos: o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), o Núcleo de Estudo das Origens (NEO) e o Núcleo de Integração Fé e Ensino (NIFE). O objetivo do evento foi reunir e compartilhar conhecimento […]
Texto: Ana Clara Silveira
Entre os dias 18 e 24 de outubro aconteceu a Semana e Sábado da criação. A celebração foi organizada por três grupos: o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), o Núcleo de Estudo das Origens (NEO) e o Núcleo de Integração Fé e Ensino (NIFE). O objetivo do evento foi reunir e compartilhar conhecimento científico, além de fortalecer argumentos que comprovam as digitais do Criador na natureza e na Bíblia Sagrada, como um Designer Inteligente.
Os vídeos foram disponibilizados todos os dias às 18h no canal do NEO. O acesso a todos os conteúdos, como agenda de palestras, notícias e lives, ficaram disponíveis virtualmente. Segundo Francislê Neri, coordenador do núcleo de estudos das origens do campus Engenheiro Coelho, “o Sábado da Criação foi criado pela Conferência Geral da Igreja Adventista para ser um dia especial dedicado à criação”. A data escolhida pela organização para essa celebração foi o quarto sábado de outubro.
Neri acrescenta que o objetivo das palestras “é ter um dia especial para lembrar do Criador. E, apesar de ser um evento da Igreja Adventista, o convite se estende a pessoas não adventistas para celebrar e louvar”. Ele pondera que “é importante estabelecer na cultura universitária no Unasp, as bases e fundamentos filosofia da educação adventista que é Deus como criador”.
O público foi receptivo à proposta. Os organizadores informaram que mais de 270 inscrições foram feitas, com participações ativas durante a semana. “No final de cada palestra tinha o game da criação, onde as pessoas poderiam se envolver. Vamos divulgar em breve quem acertou mais perguntas”, finaliza Neri. O vencedor concorre a um valor em crédito na Casa Publicadora Brasileira. Além disso, a inscrição também dava direito ao certificado.
Os convidados para esclarecer os temas foram Rodrigo Silva, Rivelino Montenegro, Nahor Souza, Everton Alves, Tiago Souza, Urias Takatohi e Márcia de Paula. Os temas escolhidos mesclavam indícios científicos com os ensinamentos bíblicos. A ciência versus a Teoria da evolução, os desastres naturais e Cristo em Gênesis 1 foram alguns deles.
O estudante de Publicidade e propaganda Vinicius Franks afirma que “é importante e relevante ter palestras assim que instiguem o pensamento filosófico. E ainda há muitos argumentos para serem explorados”.
O Unasp busca abrir espaços para o diálogo, de maneira que diversos pontos de vista possam ser esclarecidos. Portanto, a Semana e Sábado da Criação celebram a existência de um Criador e da sua criação por meio de inúmeras evidências.