Impacto Social

Parceria entre UNASP e Secretaria de Educação fortalece inclusão de crianças neurodiversas

O UNASP promoveu palestras aos colaboradores escolares para garantir uma educação com qualidade e acolhimento.

Texto: Vefiola Shaka | Edição: Victor Bernardo

A rede municipal de Educação de Engenheiro Coelho recebeu, nos dias 24 e 27 de fevereiro, a professora doutora Darlene Knoener, do Mestrado em Educação do UNASP, para duas palestras sobre a inclusão de crianças neurodiversas. As programações foram voltadas aos colaboradores da rede e aos pais dos alunos.

Palestra na rede municipal de Educação. Foto: AICOM

O evento faz parte da parceria entre o Mestrado em Educação do UNASP e a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de contribuir com a formação e o desenvolvimento educacional no município.

No dia 24, a palestra foi direcionada aos colaboradores das escolas municipais, enquanto no dia 27, os pais dos alunos tiveram a oportunidade de participar da conversa. Durante o evento, Darlene Knoener destacou a importância de um olhar especializado para os alunos atípicos e ressaltou que “compreender os desafios e potenciais das crianças neurodiversas é essencial para garantir um ensino mais inclusivo e acolhedor”.

Idealização da parceria entre UNASP e Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Engenheiro Coelho e o programa de Mestrado Profissional em Educação do UNASP firmaram essa parceria para fortalecer a formação docente e aprimorar o acolhimento de crianças atípicas na rede municipal de ensino. A iniciativa surgiu a partir de um projeto do Mestrado em Promoção da Saúde, liderado pelo doutor Fábio Alfieri em um município próximo ao UNASP campus São Paulo, o que incentivou novos diálogos entre a instituição e as entidades governamentais.

Nesse contexto, a Secretaria de Educação identificou um número significativo de famílias na rede municipal com filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando que a Igreja Adventista, mantenedora do UNASP, já atua no apoio a essas famílias por meio da Rede de Apoio à Família Autista (RAAFA), o vice-prefeito sugeriu a incorporação dessa demanda à parceria entre o Centro Universitário e a prefeitura.

O projeto em desenvolvimento tem grande potencial de pesquisa e extensão, beneficiando tanto os profissionais da rede municipal de educação quanto os cursos da área educacional do UNASP. “Espera-se que a iniciativa contribua para a capacitação dos professores e dos profissionais de apoio admitidos recentemente para atuar na educação especial, além de oferecer suporte às famílias que, muitas vezes, desconhecem os caminhos para promover o desenvolvimento pleno de seus filhos neurodiversos”, reforça a professora.

Capacitação de professores e envolvimento das famílias

Os encontros formativos têm abordado os fundamentos do desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças atípicas, bem como o papel da escola no suporte aos processos de aprendizagem. A primeira palestra, ministrada pela professora Darlene, teve como tema “Compreendendo o universo das crianças atípicas: desafios e potenciais”. O evento foi voltado aos colaboradores escolares, com o objetivo de capacitá-los para compreender e apoiar melhor os alunos da inclusão.

A secretária municipal de educação, Daniela Franco, enfatizou a importância da parceria para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor. “A educação só funciona verdadeiramente se tiver a junção de escola e família”, destacou. Segundo ela, a troca de informações entre pais e professores é essencial para garantir o desenvolvimento adequado das crianças.

O segundo encontro, realizado no dia 27 de fevereiro, foi direcionado aos pais desses alunos para orientá-los sobre o acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos no ambiente escolar. “Os pais precisam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e entender o quanto eles são capazes de evoluir em um ambiente escolar”, ressalta a secretária.

Darlene Knoener reforçou a relevância da iniciativa, afirmando que “o trabalho em conjunto entre escola, universidade e família pode trazer avanços significativos para a inclusão escolar”. Para ela, capacitar os profissionais da educação e sensibilizar as famílias sobre a neurodiversidade são passos fundamentais para garantir o direito à educação com qualidade e acolhimento.

Diante do impacto positivo das ações já realizadas, há a possibilidade de novos encontros para dar continuidade à capacitação e ao suporte oferecido às famílias. “Essa parceria entre as escolas municipais e o UNASP está sendo muito importante para nossos alunos atípicos, suas famílias e os profissionais da educação”, completa Daniela.

A colaboração entre o UNASP e a Secretaria de Educação reforça a importância do trabalho conjunto para garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno das crianças neurodiversas, assegurando-lhes o direito à educação com qualidade e acolhimento.

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