Pastoral do UNASP EaD realiza projeto de acolhimento e transforma vidas
A modalidade de ensino à distância iniciou em 2018 no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), e foi nesse mesmo ano que a aluna Tania de Fátima Ribeiro começou uma nova etapa da sua vida se matriculando no curso de Pedagogia. Ontem, 11 de dezembro, Tania foi batizada na igreja do UNASP, campus Engenheiro […]
Texto: Thaís Fowler
A modalidade de ensino à distância iniciou em 2018 no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), e foi nesse mesmo ano que a aluna Tania de Fátima Ribeiro começou uma nova etapa da sua vida se matriculando no curso de Pedagogia. Ontem, 11 de dezembro, Tania foi batizada na igreja do UNASP, campus Engenheiro Coelho, pelo reitor, professor e pastor Dr. Martin Kuhn, fruto do trabalho realizado pela Pastoral do EaD.
Tânia perdeu o pai muito nova, foi criada apenas pela mãe. Sem família e parentes, mãe e filha caminharam juntas. Há alguns anos sua mãe sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) que a impossibilitou de andar e falar. Após a morte de sua maior companheira, em 2018, Tania decidiu ingressar em uma nova faculdade, e através de algumas amigas conheceu o UNASP EaD. Era formada em Serviço Social, mas a vontade de fazer Pedagogia surgiu para realizar um sonho antigo seu e de sua mãe: ser professora. Tania conta que ficou surpreendida ao ser recebida com tanta simpatia e acolhimento pelo UNASP. “Eu poderia enumerar as coisas maravilhosas que tenho recebido aqui, mas através do abraço que eles oferecem aos alunos eu passei a ter novamente uma família”, compartilhou.
Projeto
O líder da Pastoral do EaD, Jhonathan Ramos, criou o projeto de ligar para os alunos aniversariantes, proporcionando um momento agradável de conversa e oração. Através das ligações são oferecidos estudos bíblicos e, conforme os estudos avançam, a pastoral entra em contato com a igreja local do aluno para realizar a integração. Isso aconteceu com a Tania, ela passou a frequentar a igreja do Castelo em Campinas após nesta integração e a congregação abraçou também. “Ela encontrou no UNASP EaD uma família que ela não teve”, disse Jhonathan.
Tania relembra que seu aniversário este ano foi solitário e muito triste. Naquele dia a saudade de sua mãe tomava conta do seu coração. “O mestre Jhonathan me ligou representando todos meus professores, aquela ligação quase no finalzinho da tarde foi um despertar de Deus dizendo que eu não estava sozinha, que eu sou especial, ótima aluna e me ofereceu um estudo bíblico”, contou.
Decisão
Tania encontrou no UNASP os mesmos princípios que sua mãe lhe ensinou durante a vida. Amor ao próximo, esperança e acolhimento são os principais ensinamentos que ela carrega no coração e que ela recebeu da instituição. A aluna diz que nos momentos de alegria e tristeza ela encontrou nos tutores conforto, abraço e oração.
Após a decisão pelo batismo, Jhonathan e o Pró-Reitor do EaD, Fabiano Leichsering Silva, visitaram a aluna. Jhonathan relata que era visível a felicidade De Tania pelo batismo e sua ansiedade para este dia chegar. “Esse é o trabalho em equipe mostrando que unidos, fazendo nosso melhor o resultado é a conversão para o reino dos céus”, ressaltou.
No momento do batismo pastoral do EaD, foi transmitido um vídeo com os tutores da formanda dando parabéns pela decisão. A alegria e gratidão de Tania eram visíveis. “Eu agradeço muito por hoje poder compartilhar esse momento tão importante com a minha família UNASP. Viva essa família que eu amo e tenho orgulho”, vibrou a aluna.
O pastor e reitor do UNASP, Dr. Martin Kuhn, teve o prazer de batizar a aluna e sentir a felicidade da Tania dentro do tanque batismal. Para ele “a Tania é um exemplo para nós, assim como nós somos uma família para ela, Deus tem uma benção para o EaD”, afirmou.