Pesquisa apresenta dados sobre posicionamento de gestores educacionais da rede privada
Através de pesquisa qualitativa foi apresentado o perfil de liderança dos gestores da rede privada frente avaliações em larga escala Anualmente as escolas de rede pública e privadas são submetidas a um conjunto de procedimentos avaliativos externos. No Estado de São Paulo, as instituições educacionais participam de, no mínimo, duas grandes avaliações. Um dos processos […]
Texto: Raiane Lívia
Através de pesquisa qualitativa foi apresentado o perfil de liderança dos gestores da rede privada frente avaliações em larga escala
Anualmente as escolas de rede pública e privadas são submetidas a um conjunto de procedimentos avaliativos externos. No Estado de São Paulo, as instituições educacionais participam de, no mínimo, duas grandes avaliações. Um dos processos é a nível Federal, como o caso do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o estadual denominado Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).
Uma pesquisa realizada pelo mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, Uilson da Veiga Santos, apresentou investigação quantitativa sobre o posicionamento dos gestores e discentes das escolas privadas confessionais em relação às avaliações externas. O estudo aconteceu por meio da coleta de dados com 24 professores de escolas de uma rede privada do Estado de São Paulo.
Os resultados coletados através da pesquisa revelaram o estilo de liderança transformacional como principal característica dos gestores em algumas instituições. As escolas privadas que obtiveram maior rendimento apresentaram um estilo de liderança transacional. As análises do estudo estão disponíveis na íntegra no link digital dessa dissertação.