Pesquisadores do UNASP participam do V Congresso Sul-Americano de Pesquisa
O tema da edição 2023 foi “Investigação Científica a Serviço da Missão”.
Texto: Cristina Levano | Edição: Ana Clara Silveira
O V Congresso Sul-Americano de Pesquisa de Educação Adventista (COSUDI) aconteceu entre os dias 29 e 31 de maio na Faculdade Adventista da Bahia. O evento foi realizado com a finalidade de reunir estudantes, líderes acadêmicos e professores, das universidades adventistas distribuídas nos 8 países do território da Divisão Sul-Americana para compartilhar sua experiência acadêmica relacionada à pesquisa, extensão e inovações educacionais.
A convenção contou com palestras, debates, apresentações de protótipos, programação cultural, premiação de pesquisas, lançamento de livros e inauguração do Centro de Estudos da Natureza “Prof. Dr. Wellington Silva”. Os temas se dividiram em cinco tópicos: Ciências da Saúde, Educação, Tecnologia e Meio Ambiente, Ciências Sociais e Teologia.
Realizado a cada dois anos, o Congresso oferece uma oportunidade apropriada para o diálogo acadêmico interdisciplinar que levará a um melhor conhecimento científico, consistente com os mais altos padrões e princípios internacionais. Sendo que esses são princípios inspiradores que governam a vida das faculdades e instituições adventistas do sétimo dia.
O diretor da Fadba, e um dos organizadores do evento, o doutor Eber Liessi, esse encontro se focou em trazer propostas de interlocução entre os diversos saberes produzidos no contexto universitário, debatendo sobre cenários e desafios da missão na atualidade. “A Rede Adventista acredita na educação integral do ser humano, que valoriza o aprendizado, a convivência social e a pesquisa. O tema do congresso é a “Pesquisa a Serviço da Missão”, pois todo profissional deve ter o propósito de fazer a diferença na área em que atua e contribuir para o crescimento e a bênção da humanidade”, explica o doutor Liessi.
Relação entre docentes adventistas
No congresso participaram 19 docentes e acadêmicos como delegação do UNASP. O congresso deu a alunos e professoras um espaço para a divulgação, oportunidade de network, incentivo à pesquisa acadêmica e também interação entre os cientistas adventistas de outras Instituições.
A doutora Cristina Zukowsky, docente no programa de mestrado em Promoção da Saúde no UNASP, acredita que “esse tipo de evento abre a possibilidade de ampliar a parceria com outros educadores adventistas, criando uma conexão, e abrindo a possibilidade de construção de projetos coletivos de pesquisa”.
Ao se reunir com outros colegas que trabalham e compartilham a paixão na educação deventista, os participantes são motivados e empolgados para continuar a realizar pesquisas que possuam uma relação intrínseca com a missão e visão da Educação Adventista.
Benefício para a Educação Adventista
No congresso, os participantes expandiram seus conhecimentos acadêmicos, fortalecendo sua cultura de pesquisa e aumentando seu compromisso e motivação para se envolver em pesquisas. Para Jenifer Samara e Murilo Cristóvão, alunos do nono semestre de Fisioterapia, o COSUDI foi muito inovador. “Recebemos novas informações, aprendemos muito em cada palestra e semi plenário. Também achei interessante alguns dados que eles trouxeram”, disse Jenifer. Murilo complementa: “a maioria dos estudantes tiveram a oportunidade de apresentar durante a programação também, e foi ótimo”.
Além disso, a capacitação do COSUDI permite que os docentes conheçam outras metodologias diferentes de trabalho e estratégias de pesquisa. “Então, a gente começa a repensar o trabalho que a gente faz e podemos avançar a partir do momento em que nós conhecemos melhor outros propósitos que são desenvolvidos em outros contextos, culturas e realidades,” acresenta a doutora Zukowski.
Esses conhecimentos adquiridos e compartilhados mantém as instituições atualizadas, o que os permite oferecer uma melhor qualidade de ensino aos estudantes, principalmente em relação a pesquisa.