Planejamento Geral do Unasp projeta instituição como Universidade para 2030
Planejamento Geral 2020 do Unasp reuniu cerca de 500 funcionários para motivar e apresentar os planos para os próximos anos. Objetivo é ser Universidade em 2030.
Texto: Mairon Hothon
“Só realizaremos os grandes sonhos do Unasp se nos unirmos em um só propósito e se a mudança ocorrer de forma pessoal e local em cada ambiente de trabalho. A visão do que queremos já existe, agora basta começarmos a jornada juntos!”. Com esse tom de integração e unidade, o reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Dr. Martin Kuhn, abriu o programa do Planejamento Geral 2020 da instituição, que marca o início oficial das atividades do ano.
Com representantes de todos os campi (São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho), cerca de 500 pessoas entre servidores, professores e gestores se reuniram no auditório da igreja do campus Engenheiro Coelho, no interior do Estado, para uma manhã de treinamento motivacional e reencontro profissional. Com o tema “Nossa Visão de Futuro”, o programa apresentou as metas que a instituição de ensino deseja para os próximos cinco e dez anos.
Com 105 anos de existência e 20 anos com status de Centro Universitário, o Unasp é hoje o maior complexo educacional adventista do país. Só no último quinquênio, a instituição alcançou a nota máxima (nota 5) no recredenciamento do Ministério da Educação, abriu 2 mestrados profissionais e 15 novos cursos de graduação, bateu a meta de 18 mil alunos da educação básica a pós-graduação, atuou com diversos projetos de voluntariado, investiu em sistemas além de batizar centenas de jovens e adultos em seus cultos.
“Agora chegou o momento de nos planejarmos para a próxima década. Sonhamos em ser a Universidade Adventista do Brasil em 2030, mas enquanto não chegamos lá precisamos continuar melhorando nossos serviços, abrindo cursos e Mestrados, ampliando o serviço educacional e ampliando a oferta de estudos. O Unasp do amanhã começa hoje na mente e coração de cada funcionário”, destaca o reitor.
Os objetivos que foram projetados para os próximos cinco anos do Unasp seguiram uma linha de reuniões, encontros e eventos técnicos que aconteceram durante todo o ano de 2019 com representantes de todas as categorias. Seguindo as necessidades das categorias e dos relatórios governamentais e da própria mantenedora da instituição, que é a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), o Unasp deseja:
- Ser referência nacional em confessionalidade (designação muito clara de seus princípios) e em relevância acadêmico-profissional para a IASD.
- Ser uma instituição de ensino de atestada excelência acadêmica, cultural, social e administrativa.
- Internacionalizar a influência institucional por meio de parcerias e apoio a programas externos.
- Consolidar a sustentabilidade integral (financeira, pessoal, acadêmica).
- Obter o status de Universidade (Visão 2030).
“ O encontro de hoje foi muito proveitoso não só por causa do encontro social com os amigos do campus e de outros campi, mas porque nos ajuda a nos sentirmos parte do processo. Enquanto professora vou continuar trabalhando para ensinar melhor e meu curso manter a nota máxima perante o MEC”, comenta a professora do curso de Música, Ailen Lima.
Mudanças administrativas
Durante o programa foram apresentadas mudanças administrativas que começaram a vigorar este ano, sendo o surgimento de algumas funções e mudança de gestores de outras.
- Afonso Cardoso – nomeado o novo Pró-Reitor Acadêmico do Unasp. Continua como Vice-Reitor Executivo/Diretor do campus Hortolândia.
- Douglas Menslim – criado a Direção Geral da Educação Básica do Unasp, que hoje concentra um total de sete mil crianças e detem quase 50% da receita geral da instituição. Continua como Vice-Reitor Executivo/Diretor do campus São Paulo.
- Antonio Marcos Alves – estará a frente do Brazilian Adventist School for International Exchange (BASIE), que é o órgão que coordena ações de mobilidade estudantil internacional do UNASP. Também vai ajudar na reestruturação da modalidade EaD do Unasp. Continua como Vice-Reitor Executivo/Diretor do campus Engenheiro Coelho.
- Everson Muckenberger – Pró-Reitor Acadêmico Associado do campus EC e EaD
- Franscislê Neri – Vice coordenador do Mestrado em Educação e Coordenador do Núcleo de Integração Fé e Ensino (NIFE).
- Robson Aleixo – Pró-Reitor de Desenvolvimento Espiritual Associado do campus SP.
- Bruno Moura Fortes – Pró-Reitor de Desenvolvimento Estudantil Associado do campus EC.
- Edilei Lames – presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Coordenador de Garantia de Aprendizagem
Confira no vídeo abaixo um pouco da estrutura da Educação Adventista, com destaque para o Unasp.
Unasp on the Road
A partir de abril, o Unasp começará um programa com o intuito de levar um pouco de ciência, arte, educação, pesquisa, conhecimento bíblico e voluntariado para as diversas comunidades de São Paulo. Intitulado “Unasp on the road”, pastores, professores e cantores da instituição vão passar um sábado por mês em 10 igrejas de alguma região do Estado para atender, se apresentar compartilhar os serviços que o Unasp pode oferecer à comunidade.
“Nosso objetivo é trazer mais alunos para o Unasp, fazer com que mais gente tenha a experiência que é estudar nesse lugar, por isso esse ano é muito desafiador para gente. Saio daqui animado para fazer de 2020 um ano muito positivo tanto na minha vida quanto na do meu curso”, ressalta o coordenador do curso de Direito de Hortolândia, professor Carlos Ferri.
Ao final do programa, o presidente da Mantenedora do Unasp e da Igreja Adventista em São Paulo, pr. Maurício Lima, destacou a importância de todo esse envolvimento e planejamento em prol do crescimento do Centro Universitário Adventista.
“Crescemos quando temos a unidade cristã como base do nosso relacionamento com o nosso próximo. Deus tem planos especiais para a Educação Adventista e o Unasp faz parte disso. Nós queremos dar o total apoio para que o Unasp cresça e continue abençoando a vida de muitos jovens que estudam e estudarão aqui”, finaliza.